Minha empresa me sobrecarrega

Minha empresa me sobrecarrega

Exatamente o que você deve estar sentindo agora. Se você chegou até aqui, você não deve mais saber o que eu fazer com tanta responsabilidade e tanta cobrança. Há profissionais sufocados, executando trabalhos e funções de outras pessoas. Isso não é proatividade.  Proatividade é você fazer o seu e ajudar os outros a fazer o deles, em linguagem popular. E não, fazer de todo mundo, ou na falta dos outros fazer tudo sozinho. Talvez seu chefe tenha uma ideia bem errada do que é proatividade.

Sufocar talentos, vai trazer prejuízos a curto e a longo prazo pra sua empresa e pro profissional que está fazendo várias funções ao mesmo tempo. Eu sei que emprego não está fácil e cada vez mais as empresas requerem pessoas bem preparadas e essa preparação exige uma boa formação e uma ótima experiência, que nem todos os profissionais podem ter. Ou seja, a competitividade é grande e se você está trabalhando nesses tempos sombrios você é um privilegiado.

Mas não podemos romantizar o abuso que muitas empresas e chefes fazem com seus colaboradores. Você sabia que isso é Assédio Moral? E assédio moral É a exposição dos trabalhadores e trabalhadoras a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções, sendo mais comuns em relações hierárquicas autoritárias e sem simetrias, em que predominam condutas negativas, relações desumanas e aéticas de longa duração, de um ou mais chefes dirigida a um ou mais subordinado(s), desestabilizando a relação da vítima com o ambiente de trabalho e a organização, forçando-o a desistir do emprego.” (ASSÉDIO moral no trabalho. Site Guia Trabalhista. Disponível em: <http://www.guiatrabalhista.com.br/tematicas/assediomoral.htm#:~:text=%C3%89%20a%20exposi%C3%A7%C3%A3o%20dos%20trabalhadores,negativas%2C%20rela%C3%A7%C3%B5es%20desumanas%20e%20a%C3%A9ticas>. Acesso em: 20 de Julho de 2020).

Saiba que o Assédio Moral é crime segundo Lei aprovada na Câmara dos Deputados. Se você está sofrendo isso no trabalho, procure ajuda legal pra não se prejudicar ainda mais. Você pode desenvolver stress, depressão, ansiedade, apatia, fora a queda da qualidade de desempenho que depois será cobrada de você.

Lembre-se, se você está triste no trabalho ou é criticado por tudo, já demos diversas dicas nesse site. Depois dá uma lida nesses artigos, que vão te ajudar. Informação será sua maior arma.

(Mais informações em https://www.camara.leg.br/noticias/553265-camara-aprova-punicao-para-assedio-moral-no-trabalho/#:~:text=Segundo%20a%20emenda%2C%20o%20crime,for%20menor%20de%2018%20anos.)

Leandro Casimiro

Sobre o autor | Website

Graduado em Recursos Humanos e pós em Psicologia Organizacional. É Consultor de Encaminhamento da Escola de cursos Brasil.com. Colunista do site portalvagas.com. Administra grupos de Profissionais que amam desenvolver pessoas. Ministra palestras e lives sobre empregabilidade, diversidade, inclusão e sustentabilidade. Possui um canal no YouTube chamado “Leandro Que Lute”. Cofundador do primeiro folhetim regional da cidade de Quixeramobim, chamado Uruquê Semanal. Já foi locutor na Rádio Difusora Cristal de Quixeramobim, entre os anos de 2011 a 2015. Mande sua crítica ou sugestão para meu EMAIL é só clicar e mandar

Baixe agora nosso aplicativo de vagas de emprego!
Seja avisado sempre que sair uma nova vaga

Clique aqui para Baixar
100% Grátis - Disponível para Android

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!