Como conseguir emprego na Quarentena?

Como conseguir emprego na Quarentena?

Primeiro, não se iluda. Essas dicas são para tentar tirar o pensamente de que acabou! Não é verdade. Sempre aparecerão oportunidades, e nem sempre você será aquele perfil que o recrutador procura. Eu sei que existem muitos erros no sistema de seleção (Já falamos disso aqui antes). Porém, vamos te ajudar a fazer sua parte.

Comece estudando. Esteja sempre estudando (isso mesmo, no gerúndio). Torne o ato de estudar algo contínuo. Nunca pare, Você pode ler todos os livros do mundo, mas você nunca estudou o suficiente, porque sempre tem algo que a gente não descobriu ainda. Saiba ouvir, tenha humildade e abertura, saiba ser gentil na forma de perguntar.

Em termos práticos, comece lendo notícias e atualidades, procure saber a razão das coisas. Só sobre esse momento histórico que estamos vivendo, você pode tirar muita informação (desde que seja verídica e não mais uma fake news, tão comum hoje em dia).

Se interesse por cultura, não precisa começar lendo Shakespeare, mas que tal estudar sobre a origem do folclore brasileiro? Ou saber como os índios viviam antes e depois de Cabral, como viviam os negros na África e nas senzalas, as danças que foram influenciadas por esses grupos, enfim. Coisas como essas, caso você não saiba, vão formando seu caráter e te ajudarão a formar uma opinião sobre a história do Brasil. Precisamos ter opiniões que serão construídas e descontruídas com o tempo. Nenhum recrutador vai selecionar candidatos prepotentes, que acham que sabem tudo e que tem uma opinião intransigente sobre algo.

Segunda dica: Revise seu currículo. Mas revise quantas vezes mesmo você acha que precisa. Mostre para um amigo que já fez currículos e peça uma opnião. Aqui nesse site, você acha bastante dicas para atualizar seu currículo. E deixe-o atualizado mesmo, até se você já está trabalhando, faça cursos e trabalhos voluntários para acrescentar no currículo. Se agarrar num curso, por melhor que seja, que você fez em 2010 não é uma boa idéia. Mostre que você sempre buscou especialização. Isso fará com que o recrutador já veja seu currículo com bons olhos.

Terceira dica: Trabalhe seu Marketing Pessoal. Já escrevi sobre esse tema aqui no site, mas antes de você ir lá no artigo ler, saiba que isso significa vender o seu peixe. A melhor pessoa que pode promover seu currículo, seu trabalho e sua carreira é você mesmo. Se entreviste, ou peça pra alguém pra entrevistar você e peça um feedback. Lembre-se, até depois de selecionado, você continua em observação. Seu currículo continua te seguindo mesmo depois de contratado. E se você não é o que está escrito no seu currículo, então você enganou o selecionador. E o marketing por mais que aumente as coisas, cresça nossos olhos,  e até exagere, ele  não pode ser mentiroso. Mentir sobre o que você é, o que você fez ou que você faz vai encurtar a carreira do selecionado em qualquer empresa. Mentir é um beco sem saída.

Quarta dica: Como está seu Networking? Faça o teste: Quando foi a última vez que você postou no seu Likedin? Sim, porque não basta criar uma conta e deixar lá como uma cidade fantasma. Quantas páginas no Instagram você segue sobre RH, emprego, dicas de mercado de trabalho e afins? Os grupos de Facebook sobre vagas de trabalho que você participa, realmente publicam vagas de trabalho, ou qualquer um posta sobre política, futebol e fotos de gatinhos?

Minha dica é faça uma limpa nas suas redes de internet. As coisas que você consome na rede é 50% fútil, ou 100% fútil? Você pode seguir qualquer página ou pessoa, mas se você está querendo crescimento profissional você precisa avaliar o que está influenciando você nesse momento. Eu sigo coisas que me agregam, que agregam minha vida ou só me preocupo com isso quando estou procurando emprego? (Eu já gravei um vídeo falando sobre bolhas sociais, não deixe de ver aqui)

Faça essas avaliações e nunca pare de pesquisar. Aqui mesmo no site tem várias outras dicas pra você, além de boas vagas, que são certificadas antes de postar, se elas existem. Ou seja, você está clicando em vagas que realmente existem.

Aproveite e dê pausas também para descansar, brincar, curtir com sua família, amigos e parceiros. Desejo boa sorte, ou melhor Sucesso! A primeira mudança na sociedade começa por você.

Sobre o autor | Website

Recursos Humanos, Escritor e YouTuber (canal Leandro Que Lute). Mande sua crítica ou sugestão para meu EMAIL é só clicar e mandar

Baixe agora nosso aplicativo de vagas de emprego!
Seja avisado sempre que sair uma nova vaga

Clique aqui para Baixar
100% Grátis - Disponível para Android

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!