Dicas para fazer o seu Marketing Pessoal

Dicas para fazer o seu Marketing Pessoal

O profissional da Era da Informação é muito diferente do modelo profissional de 50 anos atrás. Hoje, o profissional é bombardeado por muito conhecimento, muita informação e consequentemente muita crítica e cobrança. Quanto mais se sabe, mais se é cobrado. Essa máxima se aplica no Marketing Pessoal, ou seja, na maneira que você vai “vender seu peixe”. Não adianta só fazer um Currículo bonito. Não adianta chegar na entrevista com terno, gravata e uma maleta. Não adianta forçar uma personalidade mais sofisticada e querer parecer culto, que essas coisas só vão destacar você como uma carta fora do baralho. As empresas não buscam um currículo, uma enciclopédia ou um manequim. As empresas buscam pessoas. As empresas querem profissionais mais humanizados, por que hoje elas estão se humanizando. Esse modelo de homem-máquina está tão ultrapassado quanto apagado. Por mais que há empresas que estão substituindo homens por máquinas/ aparelhos, ainda assim há outras empresas que estão salvando a humanidade que resta nelas.

Eu compraria uma ideia que eu tivesse? Esse é o primeiro ponto: Eu acredito em mim? Eu sei o que estou fazendo?

Se o profissional não se conhece, ele não se vende (lê-se: vende seus projetos). Todo mundo é bom e ruim em algo, ninguém é perfeito em tudo e nenhuma empresa quer alguém que se exiba direto ou precise se afirmar direto. Por isso, você leitor, pode ter suas habilidades e falhas, o problema é não trabalhar suas habilidades e se deixar vencer pelas falhas. Se aprimore, estude e se algo não te acrescenta, esse algo deve ser descartado. Tenha em mente o valor que você tem.

O segundo ponto: Você deve fazer sua própria publicidade, você é seu próprio empresário e você é seu advogado. Em resumo, cuide de você, da sua aparência, se der motivos pra sorrir mais, mostre que apesar de tudo você é resiliente (que você cresce na dor) e saiba se adaptar em todas as situações. Você não pode se vestir da mesma forma em todas as ocasiões ou se comportar da mesma forma em todo canto. Seja elegante quando tem que ser e descontraído quando puder ser. A mesma coisa seu comportamento. Você deve ser coerente. Estar em panelinhas dentro de empresa, ser alvo frequente de fofocas e intrigas só vão te empurrar pra fora da empresa, por mais amigos que você tenha dentro. Seja conhecido pelo profissional integro e responsável que você é, e não por bebido de mais na festa de fim de ano da empresa ou ter dado em cima do chefe.

E por último, tenha bons relacionamentos. Eu já falei disso nesse artigo, mas vamos descrever o que é um bom relacionamento: É alguém que te ouça e ao mesmo tempo fale, críticas positivas e construtivas, é alguém que não queira ouvir fofoca ou que te aconselhe a não se meter numa. E como nosso contexto é organizacional, o conselho é fuja de colegas de trabalho tóxicos. Seu marketing Pessoal também depende dos seus relacionamentos, de quem você quer que esteja próximo de você. Eles serão seus contatos, serão uma porta ou degrau. Seu sucesso também depende dos outros. E da mesma forma que abrirem as portas pra você, você também pode fazer isso. Ninguém sabe quando você pode precisar daquela pessoa. Por isso é bom manter os bons relacionamentos, um bom networking, por que as pessoas estão muito interligadas, e você precisa encontrar sua tribo, estar em contato de quem quer crescer junto com você na empresa, ou na sua área de profissional.

E não esqueça que o que você aprendeu aqui, é só a ponta do iceberg. Por isso o conselho: se atualize sempre. Do mesmo jeito que o modelo do novo profissional mudou em 10 anos, não sabemos como será daqui a mais 10 anos. O melhor Marketing é o que você pode fazer pelo seu futuro.

 

Sobre o autor | Website

Recursos Humanos, Escritor e YouTuber (canal Leandro Que Lute). Mande sua crítica ou sugestão para meu EMAIL é só clicar e mandar

Baixe agora nosso aplicativo de vagas de emprego!
Seja avisado sempre que sair uma nova vaga

Clique aqui para Baixar
100% Grátis - Disponível para Android

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!