Ultimamente, tenho realizado muitas entrevistas online. E isso é uma das coisas que a pandemia de 2020 ajudou a despertar na humanidade. Afinal, se temos internet, celulares e computadores, porque não podemos entrevistar uma pessoa da casa dela? Eu sei que a experiência de realizar uma entrevista presencialmente é 1000% melhor do que entrevistar uma pessoa à distância, mas se podemos adaptar a condução da entrevista e a aplicação das dinâmicas para um cenário virtual, porque não fazer?
Fora o custo-benefício, que para o candidato dependendo das suas circunstâncias financeiras, pode ser bem melhor. Visto que muita gente pede dinheiro emprestado para ir à empresa. E sabemos que é um risco, pois nem todos que vão para uma entrevista presencial, são aprovados.
Mas e quando a entrevista é online e mesmo assim tem faltantes? O que custa avisar que não poderá ir? O que custa mandar uma mensagem antes ou até depois justificando por que não foi, porque tem recrutadores compreensíveis que remarcam suas seleções (Não quero dizer que quem não remarca, não tem empatia. Pelo contrário, muitas vezes, é o empresário que tem urgência em ocupar aquela vaga, que não dá muito tempo para o recrutador remarcar entrevistas).
No meu caso como recrutador, não foram poucas as vezes que tive faltas em minhas seleções online. E ao desabafar isso na internet, recebi várias críticas do tipo: “Você que não se coloca no lugar do candidato! Ele pode ter passado por algum problema! RH deveria nem existir…” Pra quê essa violência toda? Afinal, eu só disse que se alguém marca uma entrevista e não justifica nem antes nem depois sua falta, é falta de responsabilidade com o recrutador que te chamou pra conversar. E não vamos entrar aqui no contexto de recrutadores que não dão feedbacks para seus candidatos. Eu já escrevi vários artigos sobre isso aqui (Ex.: https://portalvagas.com/pior_erro_do_rh/). Um erro não justifica o outro. Quem deixa o outro esperando, seja candidato ou recrutador está errado.
Caro recrutador, você deu feedback para todos os candidatos da sua última seleção?
Caro candidato, você tem ido para as entrevistas em que foi convidado ou avisado sua falta?
Feedback é muito importante, tenho até um artigo sobre: https://portalvagas.com/a-etiqueta-do-feedback/
E só lembrando uma coisa que eu sempre escrevo aqui: Estudem a empresa antes, tenha postura, fale quando for solicitado e use todo o tempo ao seu favor. Eu digo isso, porque só nas últimas seleções online que eu fiz, tinha candidato deitado em rede, com gente atrás do candidato olhando e falando, gente que não queria nem ligar a câmera e o microfone… Meu povo, se ajudem! Levem a sério isso, porque é uma seleção como qualquer outra. O seu próximo emprego está ali, só esperando você ir pegar.
Aqui tem mais conteúdo sobre entrevista de emprego pra você ler:
https://portalvagas.com/nervosismo/
https://portalvagas.com/dicas-para-fazer-o-seu-marketing-pessoal/
Quer receber um E-book grátis sobre Currículo e entrevista? Me chama no WhatsApp (https://api.whatsapp.com/send?phone=5585998034140) e peça o seu e-book gratuito!