Pare de mentir no seu currículo

Pare de mentir no seu currículo

Em 90% dos currículos já feitos, você vai encontrar as seguintes habilidades (sejam expostas no objetivo ou em algum lugar lá embaixo da folha): Sou responsável, sou pontual e sou pro ativo. Se você é RH, você já leu tanto isso que parece até que foram as mesmas pessoas que escreveram as centenas de currículos que você já analisou. E se você é candidato, calma! Você não está apertando Ctrl + C e Crtl + V sozinho. Todo mundo já fez isso. Então significa que todo mundo seja responsável, pontual e proativo? Não. Significa que a maioria das pessoas (incluindo você e eu, em algum momento) já pescou essas palavras da internet e quis colocar no seu currículo pra deixa-lo mais encorpado.

O perfil do Brasileiro médio não é lá dos mais pontuais se for comparar a outros países. O Japão por exemplo é um país com um nível de educação que ultrapassa barreiras. Na copa de 2014, os japoneses limparam toda a sua sujeira nos estádios que passaram, enquanto os próprios brasileiros deixaram nossos estádios um lixão. Somos um dos países mais receptivos e mais alegres do mundo, mas educação e pontualidade não são o nosso forte (Vide a vacina que demorou tanto pra chegar nos braços dos brasileiros esse ano de 2021).

Eu já vi tanto currículo com Pontualidade, que quando eu chamava o candidato pra seleção e ele confirmava que viria, quando era no dia da entrevista, ele chegava meia hora atrasado, não avisava o atraso com antecedência e na maioria das vezes nem ia, e nem avisava que não poderia ir e fazia todos os outros candidatos esperando por ele. Pontualidade é muito mais que dizer que vai bater o ponto na hora certa ou que vai ser assíduo na reunião. Pontualidade é você saber que outros esperam por você e você precisa dar satisfação, seja do seu atraso ou seja da sua falta.

E sabe porque não precisa colocar que é proativo, responsável, assíduo e dinâmico no currículo? Porque além de serem habilidades manjadas, são habilidades obvias que todo profissional deve ter. É dever seu chegar cedo no trabalho, entregar um trabalho bem feito e ser responsável com as suas obrigações. Isso não te destaca em nada.

Troque o proativo por facilidade de aprendizado, capacidade de liderança, resiliência…

Troque o responsável por visão sistêmica, sentimento de dono, zelo e ética…

Troque o assíduo por empatia, identidade com a missão e visão da empresa, etc…

Mas essas são só algumas sugestões. Encontre características que você se identifica e não que acha bonito colocar.

Pare de mentir no currículo. Tem currículo mais falso que conta fake nas redes sociais. Claro que você tem que ser maior que o seu currículo. Um currículo não define você, mas criar um perfil que não condiz com o seu, vai te diminuir mais do que um parágrafo desse artigo. Se conheça, seja você mesmo no currículo e seja mais ainda na entrevista de emprego, mas isso já é tema para outro artigo.

Cuide da sua imagem profissional, ela vale mais do que aquilo que você coloca no papel. Não adianta nada encher o currículo de bons cursos, um milhão de trabalhos já feitos e dezenas de competências e qualidades, se você é mentiroso. Até o próximo artigo.

Sobre o autor | Website

Graduado em Recursos Humanos e pós em Psicologia Organizacional. É Consultor de Encaminhamento da Escola de cursos Brasil.com. Colunista do site portalvagas.com. Administra grupos de Profissionais que amam desenvolver pessoas. Ministra palestras e lives sobre empregabilidade, diversidade, inclusão e sustentabilidade. Possui um canal no YouTube chamado “Leandro Que Lute”. Cofundador do primeiro folhetim regional da cidade de Quixeramobim, chamado Uruquê Semanal. Já foi locutor na Rádio Difusora Cristal de Quixeramobim, entre os anos de 2011 a 2015. Mande sua crítica ou sugestão para meu EMAIL é só clicar e mandar

Baixe agora nosso aplicativo de vagas de emprego! Seja avisado sempre que sair uma nova vaga

Clique aqui para Baixar
100% Grátis - Disponível para Android

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!