Em 90% dos currículos já feitos, você vai encontrar as seguintes habilidades (sejam expostas no objetivo ou em algum lugar lá embaixo da folha): Sou responsável, sou pontual e sou pro ativo. Se você é RH, você já leu tanto isso que parece até que foram as mesmas pessoas que escreveram as centenas de currículos que você já analisou. E se você é candidato, calma! Você não está apertando Ctrl + C e Crtl + V sozinho. Todo mundo já fez isso. Então significa que todo mundo seja responsável, pontual e proativo? Não. Significa que a maioria das pessoas (incluindo você e eu, em algum momento) já pescou essas palavras da internet e quis colocar no seu currículo pra deixa-lo mais encorpado.
O perfil do Brasileiro médio não é lá dos mais pontuais se for comparar a outros países. O Japão por exemplo é um país com um nível de educação que ultrapassa barreiras. Na copa de 2014, os japoneses limparam toda a sua sujeira nos estádios que passaram, enquanto os próprios brasileiros deixaram nossos estádios um lixão. Somos um dos países mais receptivos e mais alegres do mundo, mas educação e pontualidade não são o nosso forte (Vide a vacina que demorou tanto pra chegar nos braços dos brasileiros esse ano de 2021).
Eu já vi tanto currículo com Pontualidade, que quando eu chamava o candidato pra seleção e ele confirmava que viria, quando era no dia da entrevista, ele chegava meia hora atrasado, não avisava o atraso com antecedência e na maioria das vezes nem ia, e nem avisava que não poderia ir e fazia todos os outros candidatos esperando por ele. Pontualidade é muito mais que dizer que vai bater o ponto na hora certa ou que vai ser assíduo na reunião. Pontualidade é você saber que outros esperam por você e você precisa dar satisfação, seja do seu atraso ou seja da sua falta.
E sabe porque não precisa colocar que é proativo, responsável, assíduo e dinâmico no currículo? Porque além de serem habilidades manjadas, são habilidades obvias que todo profissional deve ter. É dever seu chegar cedo no trabalho, entregar um trabalho bem feito e ser responsável com as suas obrigações. Isso não te destaca em nada.
Troque o proativo por facilidade de aprendizado, capacidade de liderança, resiliência…
Troque o responsável por visão sistêmica, sentimento de dono, zelo e ética…
Troque o assíduo por empatia, identidade com a missão e visão da empresa, etc…
Mas essas são só algumas sugestões. Encontre características que você se identifica e não que acha bonito colocar.
Pare de mentir no currículo. Tem currículo mais falso que conta fake nas redes sociais. Claro que você tem que ser maior que o seu currículo. Um currículo não define você, mas criar um perfil que não condiz com o seu, vai te diminuir mais do que um parágrafo desse artigo. Se conheça, seja você mesmo no currículo e seja mais ainda na entrevista de emprego, mas isso já é tema para outro artigo.
Cuide da sua imagem profissional, ela vale mais do que aquilo que você coloca no papel. Não adianta nada encher o currículo de bons cursos, um milhão de trabalhos já feitos e dezenas de competências e qualidades, se você é mentiroso. Até o próximo artigo.