Diversidade é mais que uma palavra, uma atitude a ser seguida

Diversidade significa as grandes diferenças humanas básicas em uma determinada situação. É a crença, filosofia e reconhecimento de que cada indivíduo é único e valioso, mediando-se os conflitos com normas estabelecidas. CHIAVENATO, 2005

Diversidade é mais que uma palavra, uma atitude a ser seguida

Cada vez mais faz-se necessário ampliar o entendimento sobre a diversidade nas organizações, incluindo-a na sua gestão, sendo capaz de promover um ambiente de trabalho saudável, favorecendo a comunicação e a troca de experiências entre diferentes perfis profissionais.

O RH possui uma participação essencial na política da diversidade, inclusão social, pois deve auxiliar na construção de um cenário mais igualitário, focado no coletivo, liderança e colaboradores, visto que todo profissional qualificado é digno de respeito.

Na medida em que o conflito proporciona crescimento pessoal e coletivo, tem-se a implantação da técnica de gestão de conflito, de integração, com ações eficientes e assertivas para solucionar as divergências de opiniões e buscar soluções de respeito, com trocas de informações e vivências, voltada ao diálogo, confiança, e resolução pacífica.

Como exemplo, pode-se citar os treinamentos, palestras e workshops que auxiliam no desenvolvimento dos colaboradores, bem como no seu entendimento quanto aos benefícios em se ter uma força de trabalho mais diversificada e inclusiva.

A chave para o sucesso se dá a partir do momento em que a comunicação é transparente e o trabalho passa a ter significado para a vida, contribuindo para o alcance de resultados mais positivos. Isso acontece porque o ambiente é cooperativo, estimulante e acolhedor, assim, os colaboradores se sentem mais motivados e engajados para realizarem suas atividades.

Até a próxima!!! :)

Por: Fabiana Oliveira

Fabiana Oliveira

Sobre o autor | Website

Baixe agora nosso aplicativo de vagas de emprego!
Seja avisado sempre que sair uma nova vaga

Clique aqui para Baixar
100% Grátis - Disponível para Android

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!