Cada vez mais faz-se necessário ampliar o entendimento sobre a diversidade nas organizações, incluindo-a na sua gestão, sendo capaz de promover um ambiente de trabalho saudável, favorecendo a comunicação e a troca de experiências entre diferentes perfis profissionais.
O RH possui uma participação essencial na política da diversidade, inclusão social, pois deve auxiliar na construção de um cenário mais igualitário, focado no coletivo, liderança e colaboradores, visto que todo profissional qualificado é digno de respeito.
Na medida em que o conflito proporciona crescimento pessoal e coletivo, tem-se a implantação da técnica de gestão de conflito, de integração, com ações eficientes e assertivas para solucionar as divergências de opiniões e buscar soluções de respeito, com trocas de informações e vivências, voltada ao diálogo, confiança, e resolução pacífica.
Como exemplo, pode-se citar os treinamentos, palestras e workshops que auxiliam no desenvolvimento dos colaboradores, bem como no seu entendimento quanto aos benefícios em se ter uma força de trabalho mais diversificada e inclusiva.
A chave para o sucesso se dá a partir do momento em que a comunicação é transparente e o trabalho passa a ter significado para a vida, contribuindo para o alcance de resultados mais positivos. Isso acontece porque o ambiente é cooperativo, estimulante e acolhedor, assim, os colaboradores se sentem mais motivados e engajados para realizarem suas atividades.
Até a próxima!!! :)
Por: Fabiana Oliveira