Sua empresa tem Plano de Carreira?

Sua empresa tem Plano de Carreira?

Há empresas que se gabam que possuem trabalhadores há décadas, mas será que todas essas que se gabam disso, dão oportunidades para seus funcionários crescerem?

Se isso acontece com você, sua empresa quer que você crie raízes, mas não deixa você desenvolver galhos.

Isso é tão comum. Mas muito comum mesmo. O desenho de carreira de muitas empresas é reto, horizontal e muitas vezes nem desenho tem.

O que seria esse desenho de carreira? É o projeto que a empresa faz para cada cargo. É o famoso plano de carreira, que segue uma hierarquia, um tempo para se alcançar, um certo conhecimento para se obter e habilidades que deve saber fazer. Por exemplo: você é um atendente, é promovido a líder da sua equipe, depois a coordenador do setor, depois a subgerente da empresa, gerente e assim por diante. Esse é o exemplo mais clássico.

E como eu disse, algumas empresas são bem limitadas, como empresas de tele atendimento, por exemplo, que tem o operador de telemarketing, o supervisor e um gestor. Mas almejar ser um gestor de Tele Atendimento é uma coisa, conseguir que é difícil, e a maioria das pessoas que entram no ramo de tele marketing entraram no mercado a pouco tempo, vão trabalhar pra poder se manter, estudar e conseguir um outro trabalho ou começar uma carreira melhor remunerada. Observe que eu não disse um emprego melhor, eu disse melhor remunerado. Hoje em dia, já sabemos que não é o quanto você ganha que define sua satisfação, ou que pessoas que ganham mais são mais felizes. Não! Mas existem áreas que por não possuírem muito caminhos a seguir, acabam servindo de um ponto de apoio ou passagem pra profissionais que querem se desafiar ou trabalhar num cargo maior.

Existem empresas que não se importam se o funcionário está a 10, 20, 30 anos na mesma função. Existem funcionários que também não. Mas será que esses funcionários foram estimulados a trabalhar noutra função, mais leve ou melhor remunerada, já que estão trabalhando a décadas fazendo a mesma coisa?

Existem desenhos de empresas que até chegam a subgerente e a gerente. Possibilitam o funcionário crescer bastante na empresa, mas e o funcionário que não se identifica com gestão e não quiser ser gerente? Como fica? Se um caixa de supermercado, por exemplo estuda Contabilidade, mas o desenho de carreira da sua empresa não furar a bolha, ele jamais vai passar de gerente, porque ele não está estudando pra ser gerente, e sim Contador. Um balconista de padaria cursando Recursos Humanos, se identifica com gestão, mas precisará uma hora sair da empresa e se candidatar a função de RH da mesma empresa numa seleção externa porque a empresa não faz seleções internas, ou seja, não busca talentos de gestão de RH dentro dela.

Isso acontece por que áreas como Marketing, Financeiro, RH/Departamento Pessoal e outros setores estratégicos de empresas, não tem muita rotatividade, ou seja, não se abrem muitas vagas todos os dias em comparação com as vagas operacionais por exemplo: Vendedor, caixa, zelador, motorista, etc. Se a empresa não abre muitas vagas nesses setores estratégicos (Marketing, etc…), você pode ter uma formação muito boa, mas ou você vive torcendo pra aparecer a vaga que você quer pra subir de cargo, conversa com seu gerente, ou tenta fora da sua empresa, divulga seu currículo, faz trabalhos voluntários pra divulgar suas habilidades e muda de empresa quando puder. Se a empresa não te deixa criar galhos altos, pelos menos uma hora os frutos desses galhos vão amadurecer e cair, e as sementes irão germinar em outro lugar. Essa metáfora é para ilustrar que não tem empresa que segure um talento que queira fazer mais do que já faz. Não tem salário bom, benefícios bons que segure um profissional que queira uma carreira melhor.

Não vou encorajar você a sair do seu emprego, ainda mais agora, em momentos difíceis pra economia, como estamos vivendo. Mas o melhor conselho que eu posso dar é: estude, prepare seu terreno. Voltando a metáfora, não adianta nada você ter o melhor fruto, se o chão que ele cair não estiver pronto para fazer as sementes germinarem. Espere um pouco, mais não muito. Não permita que seus talentos apodreçam e você tenha desperdiçado tudo. Boa sorte. Sucesso!

Leandro Casimiro

Sobre o autor | Website

Graduado em Recursos Humanos e pós em Psicologia Organizacional. É Consultor de Encaminhamento da Escola de cursos Brasil.com. Colunista do site portalvagas.com. Administra grupos de Profissionais que amam desenvolver pessoas. Ministra palestras e lives sobre empregabilidade, diversidade, inclusão e sustentabilidade. Possui um canal no YouTube chamado “Leandro Que Lute”. Cofundador do primeiro folhetim regional da cidade de Quixeramobim, chamado Uruquê Semanal. Já foi locutor na Rádio Difusora Cristal de Quixeramobim, entre os anos de 2011 a 2015. Mande sua crítica ou sugestão para meu EMAIL é só clicar e mandar

Baixe agora nosso aplicativo de vagas de emprego!
Seja avisado sempre que sair uma nova vaga

Clique aqui para Baixar
100% Grátis - Disponível para Android

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!