Pare de panfletar currículo agora mesmo!

Pare de panfletar currículo agora mesmo!

Isso mesmo! Pare de imprimir folhas de currículo no aleatório, sem seguir essas orientações.

Aqui no site, já demos várias dicas sobre como fazer currículo e postamos diariamente vagas, e-mails para você enviar ou endereços para entregar currículos. Mas quantas vezes você parou para ler umas cinco vezes o seu currículo? Isso é muito necessário!  Esse exercício serve para duas coisas. A primeira, para você se fazer uma auto crítica: – Será que o recrutador está buscando o meu perfil? Será que eu me contrataria? E a segunda coisa, você revisa os erros ortográficos, de formatação ou simples vírgulas e pontos, que fazem muita diferença.

Por achar que um currículo é um simples papel contendo algumas informações e o que vale mesmo é “só a hora da entrevista”, muitas pessoas pecam muito. Editam o currículo, e não revisam. Terminam, e não pedem pra nenhum amigo que entende do assunto para dar uma olhada. Existem dezenas de profissionais de RH que dão consultoria gratuita e até refazem seu currículo de graça, você sabia disso? Mas não é porque fazem isso voluntariamente que você deve mandá-la fazer esse favor. Saiba fazer a abordagem, saiba se chegar e saiba agradecer. Ninguém tem obrigação de revisar seu currículo, mas você tem obrigação de ser grato. E só estou falando isso, porquê (por experiência própria), muita gente não reconhece o valor desse trabalho e nem sequer agradece (infelizmente).

Após revisar, você já adaptou seus currículos para as vagas que você quer concorrer? Sim, tem mais trabalho pra ser feito! Jamais coloque no objetivo que você quer ser “operador de caixa, repositor, garçom e prevenção de perdas”. O recrutador sabe que você quer muito trabalhar, mas ele quer que você foque. Faça um currículo para cada função que você se propor a fazer. Um para operador, outro para garçom e assim por diante.

Outro problema que ainda é muito constante: Parem de chamar recrutadores por mensagem privada nas redes sociais pedindo emprego. Não é tão fácil assim. Não é feio mandar um currículo para recrutadores, muitas entrevistas até estão sendo feitas por vídeos chamadas e currículos mandados por WhatsApp, por exemplo. Mas se você ver um recrutador postando uma vaga, mande seu currículo pro e-mail que está na arte do anúncio da vaga, e não pro privado dele. E está totalmente descartado você comentar: “Eu quero!”, colocar número de telefone e pedir pro recrutador ligar. Esqueça! No máximo, você vai receber um trote.

Dá um trabalho, uma pessoa só não consegue ver os erros, as vezes revisar demora horas e na hora do desespero, dá vontade de atirar para todos os lados. Mas infelizmente, temos que ver o mundo como ele é, e não como queremos que seja. Esse colunista reconhece que tem muito a aprender, por isso estou estudando todos os dias. Faça sua parte também, tenha humildade para ler e ouvir conselhos. Nos ajude a te ajudar. Vejo você no próximo artigo!

Leandro Casimiro

Sobre o autor | Website

Gestor de RH (CRA N° 6-794), cursando Pós em Psicologia Organizacional. Escritor e YouTuber (canal Leandro Que Lute). Mande sua crítica ou sugestão para meu EMAIL é só clicar e mandar

Baixe agora nosso aplicativo de vagas de emprego!
Seja avisado sempre que sair uma nova vaga

Clique aqui para Baixar
100% Grátis - Disponível para Android

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!