Os 3 tipos de chefe. Qual o seu?

Os 3 tipos de chefe. Qual o seu?

Eu sei que você já mandou seu chefe para aquele lugar, em algum momento. Não preciso dizer o óbvio. Chefes em si são chatos, prepotentes, preguiçosos e egoístas. Eu estou falando de chefes. Aquele ditador que mora na sua empresa e não quer que você também tenha vida fora dela. Que manda você se virar quando o problema é complicado de se resolver. Que as vezes nem te escuta, quando você está quase implorando por ajuda ou as vezes, nem te nota e só sabe quem é você para vim reclamar de alguma coisa. Eu ainda estou falando de chefes. Aqueles que só cobram por resultados, mas não participam do trabalho, pegando todos os créditos pelo esforço da equipe. As empresas ainda estão cheias de chefes e esse modelo de governo precisa acabar.
Chefes não veem sua equipe como colegas de trabalho, mas sim como degrau e literalmente estão dispostos a pisar em cima dos outros para conseguir o que querem e chegar onde querem. Chefes não pedem opinião, muitas vezes nem sabem como as coisas são feitas, não entendem os processos e não entendem os setores.

Existem três tipos de chefes. Os Chefes-zumbis que entram na empresa e não olham para cara de ninguém, não falam com ninguém, se fecham no seu celular, na sua mesa de escritório, esperam bater o ponto e se vão do mesmo jeito que chegaram. Também existem os Chefes Tiranossauros, que chegam reclamando de tudo, mandando em todos, não vêm lado bom de nada, só veem os erros e os defeitos dos funcionários. E por último, o Chefe Chantagista, esse está só esperando para tirar alguém da empresa, pois tem muita gente lá fora desempregada e usa isso como chantagem para não ser contrariado. É o chefe amargurado, que mesmo você melhorando, estudando e querendo crescer dentro daquela empresa, ele não vai deixar você sair do lugar por que 1. Ele quer explorar você até ser vencido pelo cansaço e 2. Ele tem medo de um dia você tomar o lugar dele.

Que tipo de chefe você é? Que tipo de chefe você tem?

A grande maioria da classe trabalhadora conhece esses três tipos de chefe, talvez seja por isso que há muitas empresas falindo? Ou por isso a rotatividade (a admissão e demissão de funcionários) da sua empresa esteja alta? Ou processos trabalhistas fazendo filas para serem julgados? Uma coisa é certa: Não seja um chefe. Seja um líder.
Líder inspira. Líder ajuda. Líder também faz. Líder é humilde suficiente para perguntar quando ele não sabe. O verdadeiro líder não aponta o dedo, ele vai junto com você. Ele não te ignora, ele te observa; ele não manda, ele pergunta se você pode e depois pede; ele não te chantageia, ele agradece.
Agora sim, refazendo a pergunta: Você é um líder ou chefe? Você tem um líder ou um chefe?
Se você é ou tem um líder, meus parabéns! Está no caminho certo para o sucesso. Se você tem um chefe, meus parabéns também! Porque não é fácil. Lute e estude para sair dessa. Chefes são sanguessugas e não vão usar os seus talentos da melhor forma, apenas usá-los quando for conveniente a eles.
E se você é um chefe: Pense e repense a sua maneira de agir, as vezes a gente acha que está velho demais pra mudar, mas a vida é tão linda e no fim, você não vai querer ser lembrado pelos outros da pior forma. Um bom legado é muito mais importante do que o Status.

Sobre o autor | Website

Recursos Humanos, Escritor, militante pelas pautas sociais e pai de dois pets. Mande sua crítica ou sugestão para meu EMAIL é só clicar e mandar

Baixe agora nosso aplicativo de vagas de emprego!
Seja avisado sempre que sair uma nova vaga

Clique aqui para Baixar
100% Grátis - Disponível para Android

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!