Você já deve ter visto na internet ou na TV, reportagens sobre empresas multinacionais mais liberais e flexíveis. Algumas disponibilizam até vídeo games, sinucas e ping pong para os colaboradores usufruírem no seu intervalo intrajornada. Algumas empresas de porte médio são mais flexíveis com os intervalos e até com os horários de saída dos funcionários. Por exemplo, se o colaborador concluir o seu trabalho, ele pode sair mais cedo e compensar essas horas em outro dia que precisar sair mais tarde. Isso varia muito de empresa para empresa. Depende muito das politicas internas que seguem um consenso, desde que siga a Ética da empresa.
Afinal, o que é ética? Ética vem do grego Ethos, que significa seguir uma lei, um senso comum e correto.
Ter ética é ser honesto em qualquer situação. O que significa, algumas vezes, perder dinheiro, status e benefícios que vem de origem duvidosa.
Ser humilde, tolerante e flexível trabalhando em equipe. Ouvindo as pessoas e avaliando a situação sem julgamentos precipitados ou baseados em suposições. É saber dar crédito a quem merece e não aceitar elogios por um trabalho ou projeto que você não participou.
Não importa o quanto o ambiente de trabalho te deixa livre pra fazer o que quiser e pra fazer o seu horário, quem ignora por completo as regras da etiqueta corporativa acaba se destacando pelos motivos errados. E eu sei que você não quer ser lembrado pelo seu mau comportamento.
A pontualidade no trabalho é uma característica muito valorizada no mundo corporativo. No dia-a-dia, se você sabe que vai chegar
atrasado no trabalho, mande mensagem ou ligue e fale diretamente com o seu superior. Não deixe ele ser o último a saber do seu atraso. Evite chegar atrasado principalmente em dia de reunião. Além de irritar quem chegou na hora, sua imagem fica péssima.
Conselho de amigo: afaste-se das fofocas! Só o fato de prestar atenção nelas pode lhe dar a fama de fofoqueiro. Eu sempre falo em minhas aulas: Quem fala mau dos outros pra você, um dia vai falar mau de você para os outros.
Você é a sua marca! E a sua imagem pessoal está atrelado à ética e poucos dão o seu devido valor. Apesar das empresas estarem diferentes e mais flexíveis, não significa que o seu comportamento pode ser de qualquer maneira. Primeiro, analise o contexto da sua empresa, use as roupas apropriadas, e aprenda que não é só o que você fala as pessoas, mas também como você fala e o tom da sua voz.
Lembre-se: Um bom currículo vai te ajudar a entrar numa empresa, mas um mau comportamento vai te tirar dela.
Use essas informações ao seu favor. Nos vemos no próximo artigo.