Currículo sem experiência? Não é mais problema.

Currículo sem experiência? Não é mais problema.

Primeiro você tem que entender que você é maior que seu currículo. Um currículo é seu cartão de visitas, porém você é o seu principal vendedor. Já falamos sobre isso aqui antes…

Cuide do seu marketing, estude e aprenda a ouvir, são algumas das dicas que eu escrevi nesse site. Agora vamos falar sobre a dúvida mais frequente dos leitores: O que colocar num currículo se não tenho experiência?

Como você não tem experiência ainda, destaque o que você sabe e porque você quer o emprego.

Você só precisa ser honesto e não parecer um desesperado. O recrutador sabe que você precisa do emprego, mas ele não vai contratar você pelo tamanho da sua necessidade, mas sim da sua vontade de querer crescer junto com a empresa.

Após colocar seu Nome e Endereço, é a vez do seu Objetivo. Não é um espaço pra você exaltar suas qualidades, nem dizer que você tem bom relacionamento interpessoal (Isso você deixa pra entrevista). Abaixo de Objetivo (Ou do lado) você coloca claramente a função que você quer exercer e o que você espera dessa função. Não precisa descrever a função, porque obviamente o recrutador já sabe o que esperar dessa função. O que o recrutador quer, é saber o que você espera desse trabalho.

Aqui vai algumas sugestões:

“Em busca do primeiro emprego na área de vendas, me coloco à disposição da empresa para aprimorar as habilidades da função e assim contribuir para os resultados da organização.”

“Busco a função de atendente de balcão. Tenho facilidade com atendimento ao cliente e atitude vendedora.”

“Estou em busca da minha primeira experiência profissional na área de marketing com o objetivo de colocar em prática meus conhecimentos adquiridos durante meu curso e ajudar no crescimento da empresa.”

“Disponho-me a trabalhar na função de zelador. Facilidade de trabalhar com organização e manutenção. Sou de fácil adaptação e bom relacionamento com meus colegas de trabalho.”

Evite clichês e se elogiar de mais. Falar de uma ou duas qualidades é ótimo, mas não deixe isso parecer arrogante. Evite essas frases aqui embaixo:

Tenho habilidades para atuar em qualquer setor da empresa”…

”Desejo crescer e evoluir pessoalmente“

“Estou disponível para qualquer área da empresa”

”Tenho aptidão para colaborar com o crescimento dos meus amigos de trabalho“

“Possuo responsabilidade para executar a função”

”Desejo conseguir uma vaga na sua conceituada empresa“

“Sou pau –pra-toda-obra  e gosto de colocar a mão-na-massa

 

Nada de enfeitar o objetivo. E o mais importante, nada de mentir. Não porque depois de contratado, todos verão que se enganaram com você, mas sim, porque o psicólogo/recrutador saberá que você está mentindo e não vai te passar para a próxima fase da seleção.

Após isso, é a vez da sua Escolaridade ou Formação e lembre-se que se você já concluiu o ensino superior não precisa colocar que você fez o Ensino Médio no Colégio X. A essa altura o recrutador saberá que você cursou o colegial antes da faculdade. Só coloque o Ensino Médio, se tiver cursado até o Ensino Médio.

Não esqueça Cursos de Informática, aquele Workshop sobre Vendas, nem mesmo aquele mini-curso que você viu pela internet sobre Marketing Pessoal, Técnicas de vendas, negócios, economia doméstica, como ser um bom líder… Tudo isso ajuda. Isso mostra ao recrutador que você não está parado, e sim buscando crescer e aprender. Viu a diferença? Não precisa dizer que está sempre buscando aprender coisas novas, se no currículo já vai ter as coisas que você está aprendendo.

Você obviamente tem acesso a internet, então busque agora vídeos, palestras, cursos online e gratuitos. Coloque na sua cabeça que não é a sua falta de experiência profissional que pesa mais, mas sim a de determinação e foco.

Evite colocar cursos que não agregam aquela função, como por exemplo, curso de modelar argila, biscuit, etc, se você quer se candidatar na função de atentende de telemarketing. Você pode sim aprender a fazer esculturas, bordados, pintar, mas isso vai te agregar como pessoa, como artista, mas não para o mercado que você tanto almeja. Esse é o foco. E se você mandar currículos para funções diferentes, não se esqueça de fazer essas alterações e reeditá-los antes de imprimir.

Te desejo boa sorte. Sempre vai ser difícil, mas não desanime. Cuide-se e até o próximo artigo!

Leandro Casimiro

Sobre o autor | Website

Gestor de RH (CRA N° 6-794), cursando Pós em Psicologia Organizacional. Escritor e YouTuber (canal Leandro Que Lute). Mande sua crítica ou sugestão para meu EMAIL é só clicar e mandar

Baixe agora nosso aplicativo de vagas de emprego!
Seja avisado sempre que sair uma nova vaga

Clique aqui para Baixar
100% Grátis - Disponível para Android

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!