Como otimizar seu currículo. Erros básicos que podem custar sua vaga!

Como otimizar seu currículo. Erros básicos que podem custar sua vaga!

Caros leitores, parecem erros supérfluos mas para quem é iniciante ou não tem acesso a informação, são erros bem recorrentes na mesa do recrutador. Mas enfim, devo ou não colocar foto? O que colocar nas experiências sem ter experiências profissionais? E o objetivo? Vamos simplificar, pois o currículo é seu panfleto de divulgação, você poder ter um maravilhoso produto mas se não chamar atenção de primeira na divulgação, dificilmente o cliente procurará mais informações.

Cabeçalho , no cabeçalho irão seus dados básicos nome completo, endereço, telefones, e-mail, informações adicionais como estado civil, filhos esses dados serão perguntados na entrevista, é importante que o currículo seja objetivo, pois o recrutador irá receber vários currículos para serem analisados, e ele irá focar nas informações cruciais, seu nome seu endereço e seus meios de comunicações para entrar em contato.

…E a FotoFoto não é requisito obrigatório, algumas empresas pedem isso na descrição da vaga, exigem currículo com foto dependendo da vaga, mas fora esta exceção a foto é opcional, as vezes ela auxilia o recrutador a lembrar do candidato quando ele anota informações depois da entrevista, mas continua opcional.

IMPORTANTE ! Se caso coloque, coloque foto formal, nada de fotos como se fosse alimentar seu perfil de rede social, uma dica é usar a foto que está no seu documento.

Objetivocomo o nome diz deve ser objetivo, nada de colocar essas frases sugestiva como ” crescimento profissional, e colaborar com o crescimento da empresa” NÃO! O objetivo é a vaga na qual você está se candidatando, exemplo : ”Estágio em Psicologia” , ”Copeira” , ” Serviços Gerais” etc. Agora o que você pretende conquistar com a vaga, sua visão de futuro entre outros, serão discutidos na entrevista.

Não tenho experiências o que colocar? É um ponto complicado, hoje muito se discute sobre vagas que não pedem experiências mas na entrevista perguntam sobre experiências anteriores, coloque trabalhos voluntários, trabalhos autônomos por mais que sejam poucos mostram força de vontade.

Porém… coloque experiências coerentes com a vaga que você busca, não adianta buscar um estágio de psicologia e colocar que trabalhou como vendedor(a) autônoma, seria mais coerente colocar voluntariado em algo relacionado, como hospital, clínica, acompanhante terapêutico.

E principalmente seja estratégico! 

Antigamente era comum imprimir vários currículos e distribuir por aí, mas hoje seja estratégico elabore um currículo coerente com a descrição da vaga, veja os requisitos cobrados e elabore um currículo com as habilidades que você tem e que casem com as que estão sendo requisitadas suas chances vão alavancar!

Boa Sorte ! 

Sobre o autor | Website

Acadêmica de Psicologia, pelo Centro Universitário Farias Brito, enfoque na área Organizacional, cursos em Avaliação Testes Psicológicos, Treinamento e Desenvolvimento e Recrutamento e Seleção.

Baixe agora nosso aplicativo de vagas de emprego!
Seja avisado sempre que sair uma nova vaga

Clique aqui para Baixar
100% Grátis - Disponível para Android

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!