Os benefícios de ajudar meu colega de trabalho

Os benefícios de ajudar meu colega de trabalho

“Ajudar um colega da mesma profissão não gera concorrência, gera admiração”, você já deve ter ouvido essa frase de autor desconhecido algumas vezes e ela realmente inspira muito. Uma empresa é composta por pessoas, algumas mais experientes que outras, e algumas mais comunicativas e extrovertidas que outras, outras mais tímidas, outras mais esforçadas, outras mais estressadas e sim, outras que servirão de degrau pra outras. E se existe pessoas que se deixam ser usadas, é porque existem colegas falsos e interesseiros.

Mas não vamos dar palco pra esse tipo de pessoas. Hoje vamos saber por que devemos ajudar nosso colega de trabalho. Sabemos que é bom, mas porque é bom? Vale a pena?

 

Primeiro, colaborar com o colega de trabalho vai gerar bons resultados tanto pessoais como profissionais. Você se coloca no lugar do outro e lembra-se que um dia você também não sabia de nada e precisou de ajuda. Isso se chama empatia: se pôr no lugar do outro. E se você teve dificuldades porque não lhe ensinaram nada no começo, sempre é a hora de alguém quebrar essa corrente de exclusão, e porque não esse alguém ser você? Se a sua empresa não costuma dar ouvidos a ninguém, não disponibiliza ninguém pra ajudar um novato, ou uma pessoa que esteja precisando de apoio, porque você não se torna um exemplo de um colaborador que realmente colabora? Muito se fala em colaborador, mas pouco se ensina que não é só a empresa que precisa de colaboração, todo mundo nela precisa, uma hora ou outra.

Já viu barcos a remos? Eles não andam pra frente se só uma pessoa remar. Assim, como também nenhum bombeiro sozinho conseguiria apagar o incêndio de uma casa. No trabalho, uma empresa não se mantém se as pessoas estão desconectadas umas das outras.

Lembre-se, você passa mais de um terço do seu dia no trabalho. É o mínimo você querer torná-lo um lugar agradável para se trabalhar. Não precisa chamar o colega pra um almoço de domingo na sua casa, ou perguntar tudo sobre a sua vida dele, mas o ideal é que um saiba que pode contar com o outro nos assuntos do trabalho. Jamais ser totalmente dependente do colega, pois isso será ruim para ambos, mas vocês precisam ser cordiais, dar lugar de fala para o outro dar sua sugestão, deixar a teimosia de fora da empresa, e principalmente saber ouvir!

Você conquista respeito e admiração! Nada melhor do que ser o exemplo de dedicação e empatia e ainda ser lembrado por isso lá na frente. Com certeza você vai querer ser lembrado pelas coisas boas, mesmo quando você não estiver mais trabalhando com essas pessoas.

Essa cultura de que as pessoas tem que serem individualistas e só focadas no que estão fazendo precisa acabar! A competição só é boa quando ela tem harmonia, é justa e respeita o limite das pessoas.

Evite panelinhas e intrigas, em nenhum lugar são saudáveis, muito menos no trabalho. O ideal é ser neutro, seja justo e respeite opiniões diferentes. Não compre briga de ninguém, às vezes você pode ser o maior prejudicado por um problema que não é nem seu.

Se você é um chefe/líder (procure ser um líder) seja compreensivo, lembre-se que você está trabalhando com pessoas e não com máquinas nem zumbis. Cobre metas possíveis de atingir, e só cobre por aquilo que você poderia fazer se estivesse no lugar delas, mas tenha em mente que ninguém é igual, nem o seu melhor funcionário, nem aquele que você mais se identifica para estar no seu lugar um dia é igual 100% a você, cada um tem seu tempo e seu jeito de realizar um trabalho.

Ninguém quer trabalhar em ambientes estressantes e desanimadores e se você não se importa com isso e com a opinião de seus colaboradores, então uma hora irá se preocupar com o aumento de rotatividade da sua empresa e ela terá uma péssima reputação.

Pense em empresas que você já ouviu falar mal várias vezes. Existem algumas que têm centenas de reclamações na internet. Essas empresas não são mal faladas à toa. Essas empresas não vão conseguir reter os melhores talentos para elas. Quem vai querer desperdiçar suas aptidões numa empresa ruim?

Elogie quando tiver que elogiar, cobre quando tiver que cobrar, ajude quando sentir que a pessoa precisa de sua ajuda. O importante é entender que cada um tem sua história e uma motivação para estar ali (e garanto que são as mais diversas motivações). Agora é com você. Seja alguém que se possa admirar.

Sobre o autor | Website

Graduado em Recursos Humanos e pós em Psicologia Organizacional. É Consultor de Encaminhamento da Escola de cursos Brasil.com. Colunista do site portalvagas.com. Administra grupos de Profissionais que amam desenvolver pessoas. Ministra palestras e lives sobre empregabilidade, diversidade, inclusão e sustentabilidade. Possui um canal no YouTube chamado “Leandro Que Lute”. Cofundador do primeiro folhetim regional da cidade de Quixeramobim, chamado Uruquê Semanal. Já foi locutor na Rádio Difusora Cristal de Quixeramobim, entre os anos de 2011 a 2015. Mande sua crítica ou sugestão para meu EMAIL é só clicar e mandar

Baixe agora nosso aplicativo de vagas de emprego! Seja avisado sempre que sair uma nova vaga

Clique aqui para Baixar
100% Grátis - Disponível para Android

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!