Só é Ano Novo se você mudar

Só é Ano Novo se você mudar

Feliz Ano Novo! E o que você fez? Decidiu que agora vai mudar e já fez sua lista de coisas que terão que sair do papel antes do fim desse ano? Sim? Então segue o ciclo.

Mais um ano se passa e você acha que promessas se cumprirão porque você as anotou num bloco de notas. E lembrar, não é fazer.  Lembrar que você tem que estudar, não significa que você terá tempo e disposição para se preocupar com notas e professores. Lembrar que agora o mercado procura pessoas mais atualizadas e humanizadas, não significa que você vai começar a se sensibilizar com causas sociais e ambientais dessa vez. É “o quanto você está focado nos seus planos”, e não “o que você quer” que vai  mudar a sua forma de pensar.

Esse assunto pode até ser ridículo, mas faça o teste. Quantas vezes você quis e não consegui. Mas você queria de verdade? Qual o preço você pagaria por isso? E é interessante eu falar em preço aqui, porque a gente tem que barganhar com a  vida, negociar com ela. Pois a gente não tem muito a oferecer, do que se não trocar. Trocar nosso tempo e disposição pelo que a gente quer. Trocar noites curtindo com os amigos lá fora, a noites estudando em casa, ou o contrário, porque você também tem direito a se divertir e ninguém está te cobrando que você tem que ser perfeito em tudo, ficar só em casa estudando e se privando da sua vida. É muito bom que você saia, se diverta sozinho ou com amigos. Se divertir oxigena o cérebro e ativa certos hormônios que fazem muito bem para a saúde. Mas se você está aqui, seu foco não é apenas de divertir.

2020 chegou, mas é só uma passagem de tempo, as mudanças estarão nas suas atitudes, e como você reagirá as mudanças dos outros também. Separe um tempo para pensar em como vai fazer para realizar seus planos. Não adianta só pensar nos objetivos, mas também na trajetória. Por exemplo, se estar com vontade de voltar a estudar, mas os obstáculos são tempo, filhos, ou até se você trabalha e não pode fazer seu curso dos sonhos. Já pensou em EAD? mas ai, você acha que EAD não ensina direito, que melhor é preferencial… Certamente EAD e preferencial são experiências diferentes, mas você não está podendo escolher, então melhor rever o seu preconceito e estudar no ônibus na ida e na volta pro trabalho, e, estudar em casa pelo celular ou pelo computador… E se você não consegue estudar na internet, então o obstáculo é você! Se eduque. Nem que você tenha que desinstalar as suas redes para poder estudar e instalar de novo quando terminar de estudar, o que não pode é você ser escravo do comodismo. Outro exemplo, se você sonha com um promoção, ou em mudar de setor na sua empresa, você já pensou se estar qualificado para a nova função? E aqui, qualificação é: Determinação, boas ideias, bom relacionamento com todo mundo, responsabilidade e pontualidade… Se não, o obstáculo é você. Mas se com tudo isso,, seu chefe não reconhece você? Então o obstáculo é a empresa. Que tal mudar? E eu sei, o mercado está difícil, mas você não quer mudar de área? Não espere para ser demitido, para procurar outro emprego. Vai enviando seu currículo, enquanto trabalha, pelo menos, alguém vai te ligar. Pode ser que lá na outra empresa, a área que você quer, receba menos que a mesma categoria recebe na sua empresa, mas se está difícil você conseguir chegar na sua, saia dela e vai tentar na outra. O mesmo risco que você corre não dando certo na nova empresa, é o mesmo que você trabalhar a vida toda na antiga e nunca ter conseguido sua tão sonhada promoção, capaz até de ser demitido sem ao menos concorrer a vaga na sua área.

Então, que tal pensar melhor nos obstáculos e como superá-los do que focar só nos objetivos? Eu sei que você já ouviu o contrário, mas não estou te ensinando a focar nos problemas, mas sim nas soluções, em superar problemas. Não dá para esquecer os problemas, mas se você ficar sonhando, você não vai resolver nada. Aproveite o comecinho do ano  e nos vemos no próximo artigo.

 

Avatar

Sobre o autor | Website

Recursos Humanos, Escritor e YouTuber (canal Leandro Que Lute). Mande sua crítica ou sugestão para meu EMAIL é só clicar e mandar

Baixe agora nosso aplicativo de vagas de emprego!
Seja avisado sempre que sair uma nova vaga

Clique aqui para Baixar
100% Grátis - Disponível para Android

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!