Você é mais que o seu chachá

Em síntese, Marketing Pessoal é vendar o seu peixe, ser autoconfiante e cuidar da sua imagem pessoal/ profissional. Mas esse artigo fala muito mais sobre quem é você de fora para dentro, do que de dentro para fora.  Arrasar no marketing pessoal é muito mais que chegar na entrevista de emprego com um currículo bonito, terno e gravata; forçar uma personalidade mais sofisticada e querer parecer culto, se esse não for realmente você. Saiba que antes de diplomas e títulos, as empresas buscam pessoas que agreguem, sejam flexíveis e que venham para somar. Elas querem profissionais que se conheçam e reconheçam seus defeitos, que vamos chamá-los aqui de pontos a serem melhorados.

Olhe para si mesmo e pense: Eu acredito no meu potencial? Esse é o primeiro ponto: Estou levando meu trabalho e meus estudos a sério? O que eu estou fazendo para chegar onde quero?

Todo mundo é bom e ruim em algo, ninguém é perfeito em tudo e por isso nenhuma empresa quer profissionais que não saibam reconhecer seus erros, porque serão os primeiros que não aceitarão o feedback de um supervisor, irão sempre questionar com arrogância e não com humildade e serão uma dor de cabeça para a sua Gestão. Por isso, você leitor, pode ter suas habilidades e falhas, o problema é não trabalhar suas habilidades e ficar refém das falhas. Lembrando, não estou falando de diplomas e crachás (cargos), eu estou falando de caráter, confiança, atitude e humildade.

Você é o seu próprio promotor, advogado e juiz. Busque sempre refletir sobre sua ética e se em algum momento já faltou com alguém, entrou em panelinhas dentro de empresa, foi cumplice de fofocas e intrigas ou já omitiu uma oportunidade para alguém que estava precisando muito dela. Seja íntegro, as pessoas verão isso em você sem que você precise ficar falando sobre isso.

E por último, tenha bons relacionamentos. Seu marketing também depende de seus relacionamentos saudáveis, porque como diz o ditado: “Me diga com quem andas e eu te direis quem tu és!”. Essa frase já carregou muito preconceito, mas mesmo com algumas exceções, ela tem alguma verdade: Somos o resultado de nosso meio. Se você é uma boa pessoa, você vai atrair pessoas boas, mas se está acontecendo o contrário, veja quais brechas você está abrindo para essas pessoas tóxicas entrarem na sua vida.  Afaste-se, antes que corroam sua saúde mental e atrapalhem a sua carreira. Se conheça primeiro e então, você estará pronto para os próximos desafios.

Até o meu próximo artigo.

Deixe um comentário