O que podemos aprender com Divertida Mente 2 sobre o Mercado de trabalho

O que podemos aprender com Divertida Mente 2 sobre o Mercado de trabalho

Num mundo onde as emoções são personificadas, o filme Divertida Mente 2 nos convida para uma jornada de autoconhecimento, levando-nos a uma jornada estilo “Pixar” cheio de reviravoltas e mudanças.

No campo da vida, essas emoções estão sempre presentes e atuantes. Alegria nos impulsiona a buscar novos desafios e alcançar nossos objetivos, enquanto a Tristeza nos permite lidar com os fracassos e aprender com os erros. A Raiva pode ser um motor para a superação de obstáculos, mas precisa ser canalizada de forma construtiva. O Medo nos protege de perigos e nos ajuda a tomar decisões conscientes, enquanto o Nojinho nos afasta de situações prejudiciais.

Ao analisarmos as características dos personagens e os desafios que enfrentam, podemos traçar paralelos interessantes com o mundo do trabalho, revelando lições valiosas para a nossa vida profissional.

Emoções como bússolas na jornada profissional:

  • Alegria: A positividade e o entusiasmo são essenciais para manter a motivação durante a busca por uma empresa que se encaixe com seus valores e objetivos. Uma visão otimista pode te ajudar a superar rejeições e te impulsionar a seguir em frente.

  • Tristeza: Reconhecer e processar as frustrações e decepções faz parte do processo de aprendizado e crescimento. A tristeza te permite analisar erros e buscar soluções mais eficazes para alcançar seus objetivos.

  • Raiva: A raiva, quando gerenciada de forma construtiva, pode ser um motor de mudança. Ela te motiva a defender seus direitos, questionar injustiças e buscar soluções inovadoras para problemas no mercado de trabalho.

  • Medo: O medo, quando dosado, pode ser um aliado na busca por uma empresa ideal. Ele te ajuda a identificar riscos e tomar decisões conscientes, evitando situações que podem prejudicar sua carreira.

  • Nojinho: Que eu carinhosamente chamo de “Desconfiança” te protege de ambientes tóxicos e situações antiéticas no mercado de trabalho. Saber identificar e se afastar de pessoas com valores que não condizem com os seus é fundamental para o seu bem-estar profissional.

Superando os novos desafios do mercado com inteligência emocional:

Não somente no filme Divertidamente apareceram novas emoções. Na história da indústria, não se discutia muito sobre ansiedade pois era visto como loucura, nem tédio pois era visto como preguiça e a inveja era sempre demonizada como algo negativo, até chegarem novos debates sobre saúde mental, estagnação profissional e meritocracia.

Devemos aceitar e conviver com essas novas emoções, porém precisaremos controlá-las para não sairmos prejudicados na busca de novos desafios profissionais.

Algumas dicas que vão te ajudar:

  • Ansiedade: Técnicas de respiração e relaxamento podem te ajudar a controlar a ansiedade em antes de situações como na entrevista de emprego, por exemplo. Demonstrar confiança e entusiasmo, mesmo diante do nervosismo, é crucial para causar uma boa impressão.

  • Inveja: Inveja boa e admiração são coisas diferentes. Enquanto a admiração nos faz enxergar no outro um valor incrível e sem comparação, a inveja sendo usada para o bem, serve de gatilho para também corrermos atrás do novo potencial e chegarmos longe. Mas lembre-se que eu disse “gatilho”, ou seja, invejar alguém pra você também ter uma promoção ou formação dos sonhos é totalmente positivo e serve de um estímulo para seguir em frente. Mas durante a trajetória, compare-se apenas com você mesmo e comemore cada conquista. Não use o sucesso alheio como régua, afinal todos começam de um ponto diferente e tem situações diferentes na vida. Ao iniciar seu caminho de tijolos amarelos, foque na sua própria estrada.Novos emoções de Divertida Mente 2, da Disney e Pixar, estão em novo pôster da animação que estreia em junho

  • Tédio: A monotonia, tanto na vida pessoal quanto profissional, é como estar preso em um carrossel que gira sem parar, mas nunca chega a lugar nenhum. É a sensação de que os dias se repetem incansavelmente, sem nenhuma novidade ou desafio para te motivar. Para escapar desse tédio, é fundamental buscar oportunidades que te façam sentir vivo. Abrace projetos desafiadores que te tirem da zona de conforto e te impulsionem a aprender e crescer, nem que isso signifique pedir demissão e tentar uma carreira nova.  Lembre-se: a monotonia é a inimiga da felicidade e do sucesso.

  • Vergonha: embora muitas vezes vista como uma emoção negativa, pode ter um papel útil em nossas vidas. Ela pode funcionar como um freio social, nos impedindo de agir de maneiras que sejam consideradas inaceitáveis ou inadequadas em um determinado contexto. Por exemplo, a vergonha pode nos impedir de fazer um comentário inconveniente em público ou de agir de forma impulsiva que possa ter consequências negativas. Para quem trabalha com imagem ou zela por uma boa reputação a vergonha é uma emoção necessária quando controlada. Lembre-se que a vergonha não define quem você é. O importante é não se deixar dominar por ela e seguir em frente com a sua vida.

Divertida Mente 2 é um convite para a autorreflexão, para o crescimento pessoal e para a construção de uma carreira que nos realize e nos faça sentir plenos e felizes. Reflita sobre como você está usando suas emoções, para o seu bem ou estão atrapalhando sua vida? Escreva nos comentários.

Deixe um comentário