Investigação federal aponta suspeita de discriminação racial contra trabalhadores brancos na Nike
A Nike está sob investigação da U.S. Equal Employment Opportunity Commission (EEOC), agência federal dos Estados Unidos que combate práticas discriminatórias no ambiente de trabalho, por suspeitas de discriminação racial contra trabalhadores brancos. A ação judicial foi divulgada em documento oficial nesta quarta-feira (4).
A agência acusa a multinacional de possivelmente aplicar um padrão ou prática de tratamento desigual relacionado a políticas internas ligadas à diversidade, equidade e inclusão (DEI). Essas políticas teriam afetado negativamente funcionários, candidatos e participantes de programas de treinamento brancos.
Detalhes da investigação e pedidos de informações
A EEOC busca esclarecer decisões de contratação, promoções, rebaixamentos, desligamentos, bem como critérios para demissões, seleção a estágios, e participação em programas de mentoria e desenvolvimento de carreira. O objetivo é identificar se existe discriminação racial intencional em ações que envolvem critérios raciais dentro da empresa, desde 2018.
Dentre as informações requisitadas, estão os dados sobre o uso de raça e etnia para definição de remuneração executiva e monitoramento dos trabalhadores, além de detalhes sobre 16 programas que teriam oferecido oportunidades restritas com base na raça.
Reação da EEOC e desdobramentos judiciais
A agência relatou que a Nike não forneceu voluntariamente todas as informações exigidas, o que motivou o ingresso da ação judicial no Tribunal Distrital dos Estados Unidos para o Distrito Leste do Missouri. Segundo Andrea Lucas, presidente da EEOC, “Quando há indícios relevantes de que programas de diversidade possam violar leis federais que proíbem a discriminação racial ou outras formas ilegais de discriminação, adotaremos todas as medidas necessárias para investigar os fatos”.
A presidente ainda reforça que a legislação federal garante proteção a trabalhadores de todos os grupos raciais contra práticas discriminatórias ilegais no ambiente profissional.
Contexto e importância da investigação
A EEOC é a única agência federal autorizada a investigar e abrir processos contra empresas privadas por violações das leis que protegem os trabalhadores contra discriminação. No setor público, essa função é dividida com a Divisão de Direitos Civis do Departamento de Justiça dos Estados Unidos.
O escritório da EEOC responsável pelo caso atua nos estados de Missouri, Kansas, Oklahoma, Nebraska e sul do Illinois, região onde estão localizados alguns polos importantes da Nike.
A apuração reforça o debate nacional e internacional sobre como as estratégias de diversidade são implementadas nas empresas e quais cuidados devem ser tomados para garantir que essas ações não se revertam em práticas discriminatórias contra nenhum grupo racial.
Entre no VAGAS E CURSOS - PORTAL VAGAS no WhatsApp e receba tudo em primeira mão!

