Conforme informação divulgada pelo g1, o Concurso Público Unificado do Estado de Pernambuco (CPU PE) terá seu primeiro dia de provas neste domingo, dia 18 de janeiro. A prova será aplicada para candidatos de cargos com formação específica de nível superior, enquanto os demais, de nível médio e superiores em áreas diversas, farão as avaliações no dia 25 de janeiro.
Ao todo, o CPU PE registrou mais de 53.773 inscritos. As provas ocorrem em 10 cidades de Pernambuco, e os candidatos devem chegar com antecedência mínima ao local de prova, respeitando rigorosamente os horários de fechamento dos portões, que variam de acordo com o turno.
As avaliações serão feitas em duas etapas, uma objetiva e outra discursiva, ambas com caráter eliminatório e classificatório. Para os cargos de nível médio, haverá uma prova discursiva de redação, enquanto os de nível superior realizarão uma prova de estudo de caso com duas questões práticas. Os candidatos poderão escolher até três cargos diferentes na inscrição, desde que estejam em blocos e períodos distintos.
Detalhes das provas e distribuição das vagas
O concurso oferece 462 vagas distribuídas em três blocos, com salários iniciais de até R$ 11.359,85. O Bloco 1, para formação específica de nível superior, conta com 261 vagas para órgãos como ARPE, ATI, CPRH, FUNAPE, FUNASE, IPEM e SAD. O Bloco 2, de formação geral em nível superior, possui 123 vagas para FUNAPE, Secretaria de Administração, CGE e SEPLAG. Já o Bloco 3, para nível médio, oferta 78 vagas para CPRH e IPEM.
As etapas de avaliação incluem uma prova objetiva de 60 a 70 questões de múltipla escolha, com duração de 4 a 5 horas, e uma prova discursiva, que varia de redação para nível médio e estudo de caso para nível superior. A pontuação mínima para aprovação varia entre as etapas, por exemplo, 200 pontos na soma da prova objetiva para cargos gerais e 60 pontos em redação para nível médio.
Principais datas e objetivos do concurso
O edital do concurso foi republicado em 30 de outubro de 2025, incluindo a adoção de cotas, e as inscrições foram prorrogadas até 28 de novembro de 2025. O objetivo do CPU PE, conforme destacou a secretária de Administração, Ana Maraíza, é ampliar o acesso ao serviço público, tornando os processos seletivos mais transparentes e eficientes para a população de Pernambuco.
Além de preencher cargos estratégicos e administrativos, as oportunidades oferecem salários atrativos e chances de contratação para diferentes áreas do governo estadual. Os candidatos devem ficar atentos às próximas etapas e resultados, que serão divulgados oficialmente pelo órgão responsável pelo concurso.
Entre no VAGAS E CURSOS - PORTAL VAGAS no WhatsApp e receba tudo em primeira mão!

