Como aprender a desaprender

Qual foi a última coisa que você aprendeu? A formular o seu currículo, uma nova receita, uma palavra estrangeira, a mexer no TikTok ou algo no último artigo desse site que você leu? Aprendemos milhares de coisas por dia, isso porque o nosso cérebro é bombardeado com vários sons, imagens e ideias a todo momento, seja na rua, navegando pela internet ou subindo o feed do Instagram. Os mais conservadores vão dizer que não, mas sim, podemos aprender muito no mundo digital. Mas nada substitui a vida lá fora, as observações que fazemos, os exemplos que temos, as emoções que sentimos.

Facilidade em aprender é uma competência muito valorizada pelo mercado. Porque o mundo está inovando a cada segundo, e precisamos de profissionais de mente aberta, que saibam ouvir, aprender e reconhecer os próprios erros.

Aprender a desaprender não é esquecer o que aprendeu, mas aprender sempre algo novo, mesmo que isso custe desaprender algo.

O leitor dos anos 90/2000 teve que desaprender a alugar um DVD, escrever cartas para receber a resposta um mês depois, comprar fichas para ligar pelo orelhão e até desaprendeu a imprimir centenas de currículos, porque basta enviar o arquivo em PDF em anexo e esperar o contato da empresa.

Nesse começo de década desaprendemos a dar um aperto de mão, um abraço, alguns até entram em pânico quando veem uma aglomeração (e não estão errados!). Aprendemos a nos comunicar com os outros através de uma tela, pedir comida e remédio por aplicativo e alguns tem o privilégio de trabalhar em casa. Mas, o que aprendemos sobre humanidade? Aprendemos a dar mais valor a nossa vida e a de familiares e amigos? Fica a reflexão.

Vale lembrar que quando nos tornamos adultos desaprendemos coisas maravilhosas, que deveríamos fazer para sempre, como ser criativo mesmo com pouco, ter facilidade de fazer amizades,  não ter vergonha de pedir ajuda e dormir sem preocupações. Essas coisas jamais deveriam ser desaprendidas. Mas podemos aprender de novo. E é sobre isso: reaprender.

 

Se você pode reaprender, você também pode desaprender e aprender sempre algo novo. Nunca ache que você sabe tudo, porque muitos acumulam ignorância junto com a idade. Que não seja o seu caso.

Desejo a todos um ano de muitas alegrias, saúde e paz. Boas festas e um maravilhoso 2022.

 

Deixe um comentário