Hoje vamos falar um pouco sobre performance. E no mundo corporativo pós-pandemia, o que mais você você vai precisar será se renovar, ser cada vez mais produtivo, buscar novas alternativas e aumentar a sua energia. Com a economia voltando a girar, o desemprego muito grande e os preços das coisas aumentando (vide gasolina, gás e energia), o brasileiro não pode se dar mais ao luxo de achar que está estável no seu emprego, ou de curtir todas as cinco parcelas do seguro-desemprego, porque o dia de amanhã é muito mais incerto agora com tanta mudança acontecendo, seja politica, econômica ou ambiental.
Performance, em bom português, significa desempenho, força de ação e resultados. Quais resultados você já trouxe para a sua empresa em 2021? Quais atitudes você teve no ano passado que deram um aumento de vendas no seu setor, ou reduziu desperdício e reclamações? Nenhum? Sinto informar, mas a empresa não tem mais lugar para você este ano. E não estou sendo pessimista, só querendo alertar para o perigo de ficar ocioso no seu trabalho, esperando as coisas caírem do céu (ou melhor, o seu salário).
E você que está desempregado, está fazendo o quê para mudar a sua situação?
Eu já perdi as contas de quantos candidatos marcaram uma entrevista comigo e simplesmente não foram e não deram satisfação. E até para entrevistas pelo Google Meet, muitos candidatos nem compareciam. Dizer que não tinha dinheiro para a passagem nem era desculpa.
Performance para o candidato buscando recolocação é não parar de caçar vagas, elaborar um currículo que o recrutador entenda, é buscar fazer cursos e treinamentos para se aperfeiçoar, é responder o recrutador no WhatsApp quando o mesmo liga e o candidato não atende, é estudar sobre a empresa antes de ir à entrevista, é anotar todas as metas batidas da sua vida profissional e levar isso decorado para dizer ao recrutador, enfim…
OK, agora como aumentar a minha performance? Você deve estar se perguntando. Vamos lá:
1. Tenha metas mais realistas.
Divida grandes objetivos em objetivos menores. Procure não focar no objetivo final o tempo todo, mas sim, curta os prazeres da caminhada. Se refaça toda vez que for preciso.
2. Cure em você o vício da necessidade de aprovação do outro.
Ninguém é perfeito e você não é obrigado a ser. Faça o que você gosta e no seu ritmo.
3. Comemore as vitórias.
Recompense-se por terminar um curso ou livro, concluir um exercício físico ou aprender a fazer um prato novo. Sucesso é crescer 1% a cada dia.
Dê um passo de cada vez. Olhe para trás quando precisar e principalmente, suba com os seus próprios méritos, sem usar ninguém como degrau.
Tente aumentar a sua performance 1% a cada dia. Te garanto que é um exercício que vale muito a pena.
Quer melhorar a sua performance na busca por emprego? Fala comigo no WhatsApp e tire as suas dúvidas: https://api.whatsapp.com/send?phone=5585998034140