SEDUC-RS prepara novo concurso para o Magistério

SEDUC-RS prepara novo concurso para o Magistério

rs

A Secretaria Estadual da Educação do Rio Grande do Sul – SEDUC-RS já iniciou a formação de uma comissão para preparar um novo concurso para o magistério. Ainda não está definida a data de realização e nem o número de vagas. Segundo o secretário Vieira da Cunha, algumas séries estão com defasagem de profissionais e isso justifica o concurso.

A presidente do CPERS, Helenir Aguiar Schürer, concorda com a realização do novo concurso, pois algumas coordenadorias estão com falta de professores no seu banco de espera. Além disso, o secretário confirmou que já pediu ao governador José Ivo Sartori autorização para nomear 258 professores aprovados no último concurso, em 2013. É aguardado o sinal positivo para que se inicie as nomeações.

“Esse expediente já foi encaminhado ao Palácio Piratini. Serão nomeados a medida que houver autorização do governador e pretendemos que seja o mais breve possível”, disse.

O concurso de 2013 deverá ter seu prazo de validade prorrogado. Ele vence em outubro deste ano, mas o secretário Vieira da Cunha vai pedir a para que seja estendido.

Para a presidente do CPERS, isso dará mais tranquilidade para os profissionais que aguardam para serem chamados. O Sindicato afirma que cerca de 5 mil professores que fizeram esse concurso aguardam nomeação.

O assunto foi debatido na manhã desta terça-feira (26) em audiência pública na Comissão de Cultura, Desportos, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa.

CPERS cobrará nomeação de professores em audiência na Assembleia Legislativa

Nesta terça-feira, às 9 horas, o CPERS participou da audiência pública na Assembleia Legislativa que questionou os motivos pelos quais a Secretaria Estadual da Educação ainda não nomeou os professores aprovados no último concurso público, realizado em 2013. O debate ocorre no espaço da Convergência, localizado no 1° andar, entre o secretário da Educação, Vieira da Cunha, e a presidente do CPERS, Helenir Aguiar Schürer.

Do total dos 13.105 aprovados no último concurso, foram nomeados, até o momento, 8.087. Ainda aguardam pela nomeação 5.018 professores. Além disso, atualmente, o Estado conta com mais de 19 mil professores contratados, muitos destes aprovados no último concurso, e que, portanto, também aguardam suas nomeações.

Desde o início do ano, mesmo diante do Decreto do governo Sartori, que congelou as chamadas, o CPERS cobra a nomeação dos professores. Através da solicitação do Sindicato, o governo nomeou 540 educadores. Desses, 98 optaram por não assumir a vaga por considerarem o salário muito baixo.

Com informações da Rádio Gaúcha e CPERS (com adaptações).


https://agoraead.wordpress.com/2015/05/27/seduc-rs-prepara-novo-concurso-para-o-magisterio/
https://agoraead.wordpress.com/feed/

Powered by WPeMatico

Deixe um comentário