Concurso para diplomata terá 30 vagas este ano, diz portaria

Concurso para diplomata terá 30 vagas este ano, diz portaria

palacio-do-itamaraty

O Ministério das Relações Exteriores divulgou nesta segunda-feira (8/6) o número de vagas do concurso para diplomata que será realizado ainda este ano. Serão oferecidas 30 vagas para a classe inicial da carreira. Os aprovados ingressam no Instituto Rio Branco (IRBr). O salário do último concurso, cujo edital foi lançado em fevereiro do ano passado, foi de R$ 14.290,72.

O IRBr foi fundado em 1946 e é responsável pela seleção e treinamento dos diplomatas brasileiros, que trabalharão no Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores. Desde aquele ano, é realizada seleção para o cargo. O Cespe/UnB tem sido a organizadora do concurso nos últimos anos.

De acordo com a portaria, o concurso constará, na primeira fase, de prova objetiva, de caráter eliminatório, constituída de questões de português, de história do brasil, de história mundial, de geografia, de política internacional, de inglês, de noções de economia e de noções de direito e direito internacional público.

A segunda fase constará de prova discursiva eliminatória e classificatória de português. Será estabelecida nota mínima para aprovação na prova de português.

A terceira fase constará de provas discursivas de história do brasil, geografia e política internacional, língua inglesa, noções de economia, noções de direito e direito internacional público; e de prova objetiva de língua espanhola e língua francesa. As seis provas da terceira fase terão peso equivalente. Será estabelecida nota mínima para aprovação no conjunto das provas da terceira fase, que será eliminatória e classificatória.

O prazo de realização da primeira prova, com relação à data de publicação do edital do concurso, será reduzido para 39 dias.

Com informações do G1.


https://agoraead.wordpress.com/2015/06/08/concurso-para-diplomata-tera-30-vagas-este-ano-diz-portaria/
https://agoraead.wordpress.com/feed/

Powered by WPeMatico

Deixe um comentário