O concurso público da Secretaria da Administração Penitenciária do Estado do Ceará (SAP) terá remuneração de R$ 3.074,89. O edital foi publicado na noite desta quarta-feira (10), no Diário Oficial do Estado (DOE).
Como o governador Elmano de Freitas (PT) havia adiantado, na quarta-feira (10), pela manhã, são 600 vagas de nível médio para o cargo de policial penal e 200 vagas para cadastro de reserva. As inscrições devem ser feitas de forma on-line, por meio do site do IDECAN, das 14h do dia 26 de abril às 23h59min do dia 3 de junho. Taxa é de R$ 185.
Após preencher o requerimento no portal, a taxa de inscrição deverá ser paga até dia 4 de junho. A jornada de trabalho dos servidores será de 40 horas semanais, respeitando o regime de plantão, que consiste em 24 horas corridas por 72 horas de intervalo.
A seleção do concurso contará com oito etapas. Veja passo a passo:
Exame Intelectual
Avaliação Biopsicossocial
Teste de Aptidão Física
Avaliação Psicológica
Avaliação de Saúde
Procedimento de Heteroidentificação
Curso de Formação Profissional
Investigação Social
Requisitos
Os candidatos que desejam ingressar na Polícia Penal precisam observar os seguintes critérios:
ter nacionalidade brasileira ou portuguesa e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses
estar quite com as obrigações eleitorais e, em caso de candidato do sexo masculino, também com as militares;
estar em gozo dos direitos políticos;
ter, na data de inscrição no concurso, idade igual ou superior a 18 anos, e idade máxima de 34 anos, 11 meses e 29 dias;
gozar de boa saúde física e mental;
ter conduta social irrepreensível, comprovada idoneidade moral e não possuir antecedentes criminais;
ser previamente aprovado em curso de formação técnico-policial;
possuir Carteira Nacional de Habilitação, no mínimo na categoria B.
Isenção da taxa de inscrição
O edital do concurso público também explica como o interessado pode pedir a isenção da taxa. Confira o que é necessário:
doador de sangue;
alunos que estudam ou concluíram seus estudos no ensino público;
pessoas com deficiência;
alunos cujas famílias recebam renda até dois salários mínimos;
pessoa hipossuficiente.
Para efetivar a isenção, os interessados devem enviar documentos comprobatórios e preencher o requerimento disponível no edital, seguindo as regras estabelecidas pelo documento.
O concurso vai exigir dos candidatos conclusão do ensino médio, mínimo de 18 anos e máximo de 35. Será necessário também carteira nacional de habilitação categoria B.