Coaching para concursos: Saiu o edital do Banrisul! E AGORA? (Prof. Lucas Ruano – Conhecimentos Bancários)
Gostaram do post da semana anterior sobre a curva do esquecimento? Lembrem-se que ela é muito importante para avaliar a retenção dos assuntos estudados e para montar um plano de revisão dos conteúdos. Aliás, abordei esse assunto novamente justamente para incentivar vocês a revisarem. Lembrem-se: as primeiras 24 horas após o aprendizado são as mais importantes para a revisão!
Dito isso, aqui vai uma notícia velha: saiu! Finalmente saiu o tão aguardado edital para o concurso do Banrisul! Talvez seja por isso que o Rio Grande do Sul inteiro esteja de baixo d’água (e espero que vocês tenham aproveitado o feriadão chuvoso para estudar bastante). Depois da grande expectativa (foram anos esperando), o assunto do post desta semana não poderia ser outro senão esse.
Pensei em aproveitar o espaço aqui no blog para falar sobre a excelente remuneração divulgada, de R$3.300,00 (faça as contas incluindo a gratificação e os benefícios de alimentação/refeição), ou sobre a polêmica do número reduzido de vagas, ou, ainda, sobre a distribuição de tais vagas que beneficiou cidades menores em detrimento das grandes cidades do estado. Porém, resolvi manter o foco na minha especialidade e falar um pouco sobre a prova de conhecimentos bancários (quem desejar alguma orientação sobre os outros temas, preparei uma aula de coaching básico que será disponibilizada para os alunos do AGORA EAD como introdução ao curso preparatório).
Em primeiro lugar, saliento a importância dada pela banca para a disciplina de conhecimentos bancários. Serão 25 questões, cada uma com peso 2. Isso representa 31% das questões da prova (total de 80) e 50% dos pontos possíveis. Nada mais justo, pois se trata de um concurso para bancários e essa deveria mesmo ser a especialidade com maior peso na prova. Ponto positivo para a FDRH, que consertou o erro que cometeu no concurso de 2009. Na ocasião, foram apenas 10 questões de conhecimentos bancários de um total de 80 (12,5%).
Em segundo lugar, vale a pena analisarmos o programa apresentado para a disciplina. Aqui, a FDRH perdeu o ponto positivo que havia ganhado no parágrafo anterior. Repetindo o mesmo erro do concurso de 2009, a banca apresentou um programa muito genérico e confuso. Vejam, por exemplo, os dois primeiros itens:
- Sistema Financeiro Nacional – estrutura e funções;
- Autoridades monetárias – estrutura e funções.
Ora, quem estuda o SFN, estuda também as autoridades monetárias. Aliás, as autoridades monetárias constituem a maior base de conhecimento dentro do tema SFN a ser cobrada em prova. Esse tipo de distinção causa confusão na cabeça do aluno, sobretudo para aqueles não acostumados a resolver provas de concurso.
A banca também se repetiu em outros trechos do programa. As expressões “mercado de crédito” e “mercado bancário” remetem ao mesmo mercado e mesmas operações, assim como em “mercado de títulos públicos federais” e “mercado interbancário”, que remetem ao mesmo “mercado monetário” citado no edital. Além disso, a FDRH não especificou bem quais os produtos e serviços bancários que pretende cobrar na prova, com exceção de crédito rural e leasing. Esse conteúdo é especialmente extenso e caberá a nós, professores, orientar vocês, alunos, para um estudo mais otimizado.
Atenção também a temas relativamente novos (e cada vez mais frequentes) em editais de concursos para bancos: fundos de investimento e regras prudenciais. Os fundos de investimento estão cada vez mais acessíveis a população e nada mais correto que um escriturário tenha o mínimo de conhecimento no assunto para orientar seus futuros clientes interessados em investir. Inclusive, a banca destacou os fundos de investimento indexados à variação cambial, que estão em alta no mercado devido à desvalorização do real perante o dólar.
Para encerrar o meu comentário, tento trazer um pouco de tranquilidade aos interessados em se inscrever no concurso. Com um edital tão genérico, espera-se não encontrar questões com nível de dificuldade muito elevado. É provável que a banca se concentre em cobrar conceitos triviais. Isso significa que, mesmo com apenas 60 dias para estudar, é possível se preparar bem e conseguir um bom desempenho na prova.
Quem se interessar em adquirir o curso, basta acessar o www.agoraead.com.br e obter mais informações.
Continue acompanhando o Blog Concursos do AGORA EAD! Não esqueça de deixar o seu comentário.
Bons estudos a todos!
Grande abraço e até a semana que vem!
https://agoraead.wordpress.com/2015/10/14/coaching-para-concursos-saiu-o-edital-do-banrisul-e-agora-prof-lucas-ruano-conhecimentos-bancarios/
https://agoraead.wordpress.com/feed/
Powered by WPeMatico