Resultado da prova discursiva do CNU 2025 será divulgado em 18 de fevereiro; entenda o processo completo
O resultado da prova discursiva do Concurso Nacional Unificado (CNU) 2025 está previsto para ser divulgado em 18 de fevereiro de 2026, conforme o cronograma oficial divulgado pelo Ministério da Gestão e Inovação (MGI). Após a realização da segunda fase da prova, os candidatos terão um período de recursos entre 26 e 27 de janeiro, possibilitando revisões das notas obtidas.
Além da divulgação da prova discursiva, nessa mesma data serão publicados os resultados da avaliação de títulos e a verificação documental das vagas reservadas para pessoas negras, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência (PcD). Esses procedimentos são fundamentais para garantir a transparência e a equidade no acesso ao serviço público federal pelo CNU 2025.
Como acessar os resultados do CNU 2025
Os candidatos poderão acessar os resultados diretamente na página oficial do concurso, realizando login com a conta gov.br. Na Área do Candidato, basta selecionar a inscrição referente ao CNU 2 e clicar em “Ver Resultado”. A plataforma também disponibiliza o espelho de correção da prova objetiva, permitindo a conferência das respostas e o acesso às imagens dos cartões de resposta.
Procedimento rigoroso para verificação das vagas reservadas
O CNU 2025 reforça o compromisso com a promoção da equidade ao incluir regras mais rigorosas para as vagas reservadas. A distribuição dessas cotas é de 25% para pessoas negras; 3% para indígenas; 2% para quilombolas; e 5% para pessoas com deficiência. Caso o número de vagas seja inferior ao mínimo previsto, o MGI realizou sorteios para definir reservas proporcionais.
Para pessoas negras, o processo inclui a heteroidentificação, uma confirmação presencial baseada em características fenotípicas, com coleta de dados biométricos e exame grafológico, além da filmagem do procedimento. O não comparecimento ou recusa em participar dessas etapas resultará na perda do direito à vaga reservada.
Já os candidatos indígenas e quilombolas precisam comprovar seu pertencimento por meio de documentos oficiais analisados por comissões específicas formadas majoritariamente por representantes dessas comunidades. Quanto às pessoas com deficiência, uma perícia médica biopsicossocial decidirá sobre a elegibilidade, considerando o tipo, grau da deficiência e compatibilidade com as funções do cargo.
Os resultados preliminares dessas verificações serão divulgados em 15 de janeiro de 2026, with prazo para recursos até 19 de janeiro e decisões finais acompanhando o resultado definitivo em 18 de fevereiro de 2026.
Avaliação de títulos: pontos extras que podem fazer diferença
Esta etapa pode acrescentar até dois pontos para cargos de nível intermediário e cinco para cargos de nível superior. O prazo inicial para envio dos documentos terminou em 25 de novembro, mas foi reaberto até 8 de dezembro para cerca de 3,1 mil candidatos do Bloco 4, que precisaram reenviar a documentação devido à necessidade do sistema da Fundação Getulio Vargas (FGV) aceitar envio individual para cada cargo.
Os títulos aceitos incluem diplomas, certificados, declarações de conclusão e comprovantes de experiência profissional, digitalizados em formatos JPG, JPEG, PNG ou PDF, com limite de 5 MB por arquivo, além de documentos estrangeiros devidamente reconhecidos e traduzidos. O resultado preliminar da avaliação sairá em 8 de janeiro de 2026, com recursos entre 9 e 12 do mesmo mês.
Cronograma oficial e próximos passos para os candidatos
O calendário oficial traz as principais fases até a homologação dos resultados e convocação dos aprovados. A prova discursiva foi aplicada em 7 de dezembro, seguida da verificação e caracterização das condições dos candidatos entre 8 e 17 de dezembro. O resultado preliminar da avaliação de títulos sai em 8 de janeiro e o da heteroidentificação em 15 do mesmo mês, com recursos previstos para ambos os processos.
Os espelhos de correção e notas preliminares da prova discursiva serão divulgados em 23 de janeiro. O período para recursos compreende 26 e 27 de janeiro, enquanto o resultado definitivo de todas as etapas, incluindo as revisões, sai em 18 de fevereiro de 2026. Finalmente, no dia 20 de fevereiro, serão publicadas as listas de classificação para vagas imediatas e lista de espera, com a primeira convocação dos aprovados para confirmação de interesse.
Segundo o Ministério da Gestão e Inovação, “a medida em que candidatos não confirmem sua participação nos cursos de formação, outros candidatos serão convocados, provocando uma alteração nas listas nos demais cargos.” Assim, é imprescindível que os classificados respondam “SIM” à convocação para garantir sua vaga no processo.

