Governo libera 39,1 mil vagas temporárias para reforçar censos do IBGE
O governo federal autorizou a contratação temporária de 39.108 profissionais para reforçar dois importantes levantamentos estatísticos realizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE): o Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola em 2025 e o Censo da População em Situação de Rua. A medida foi publicada em portaria conjunta no Diário Oficial da União de 17 de maio de 2023, assinada pelas ministras Esther Dweck (Gestão e Inovação) e Simone Tebet (Planejamento e Orçamento).
Detalhes das contratações e funções
As contratações temporárias visam atender a uma necessidade temporária de excepcional interesse público, conforme previsto em lei. A maior parte dessas vagas será destinada ao cargo de recenseador, responsável pela coleta direta dos dados, com um total de 27.330 oportunidades. O restante das vagas atenderá a diversas funções que auxiliam na produção dos censos, todas devidamente distribuídas conforme as demandas de cada pesquisa.
Esses profissionais serão contratados por um período determinado para garantir a qualidade e a abrangência na coleta de dados, fundamental para a elaboração dos censos que retratarão aspectos fundamentais para políticas públicas nas áreas agrícola, ambiental, social e urbana.
Orçamento e processo seletivo
Os custos com as contratações serão custeados pelo orçamento do próprio IBGE e enquadrados como “Outras Despesas Correntes”. A liberação dessas despesas dependerá de uma declaração prévia de adequação orçamentária e financeira do instituto.
O processo seletivo para contratação dos temporários será simplificado, com ampla divulgação aos interessados. O IBGE tem um prazo de até seis meses para publicar o edital de abertura das inscrições. As remunerações serão definidas pelo próprio IBGE, conforme a legislação vigente, reforçando o compromisso com a transparência e a adequação às normas.
Contexto e importância das contratações
Essa autorização destaca a importância dos censos para o país, especialmente o Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola, que fornece dados estratégicos para o setor produtivo e ambiental, e o Censo da População em Situação de Rua, fundamental para o desenvolvimento de políticas sociais específicas.
Vale lembrar que o último concurso do IBGE, realizado em 2023, autorizou a contratação de 8.141 temporários para outras pesquisas. Atualmente, há um processo seletivo ativo com 9.580 vagas para os cargos de Agente de Pesquisas e Mapeamento e Supervisor de Coleta e Qualidade, demonstrando a contínua expansão das atividades do IBGE para aprimorar a produção de informações no Brasil.
A autorização para essas contratações temporárias reforça o compromisso do IBGE e do governo federal com a atualização dos dados estatísticos nacionais, garantindo que as decisões públicas e privadas sejam embasadas em informações de qualidade e abrangência.
