Conhecimentos Bancários: Curva do esquecimento – Prof. Lucas Ruano
Olá queridos alunos do AGORA EAD!
Muitos de vocês me conhecem das aulas de conhecimentos bancários do curso preparatório para o concurso do Banco do Brasil. A partir desta semana, estarei aqui no Blog do AGORA EAD todas as segundas-feiras trazendo dicas e informações importantes sobre a preparação para concursos de bancos em todo o país.
Para começar, resolvi trazer um assunto muito importante para a preparação de todos vocês: a curva do esquecimento. Essa curva, proposta pelo psicólogo alemão Hermann Ebbinghaus, em 1885, descreve o quanto de informações somos capazes de reter após adquiri-las. Ainda, ela sugere técnicas simples de revisão das informações para fortalecer a nossa memória e ajudar, por exemplo, quem está estudando para concursos.
Imagine que você está prestes a assistir uma aula sobre o Sistema Financeiro Nacional – SFN – e que esta é a primeira vez que você estuda tal conteúdo. Podemos assumir que, antes da aula, o seu conhecimento sobre o tema é de 0% (não sei nada sobre SFN) e que, ao final da aula, será de 100% (sei tudo sobre SFN). A aquisição de informações sobre o SFN durante a aula é representada na curva da Figura 1 entre os pontos destacados em vermelho.
No dia seguinte ao da aula (dia 2), se você não tiver feito qualquer revisão sobre o conteúdo (elaborar um resumo, discutir o assunto com colegas, ler um material extraclasse, etc.), é provável que se esqueça de 50% do que foi aprendido. Se, ainda assim, não realizar qualquer tipo de revisão do conteúdo, continuará a perder as informações aprendidas nos dias seguintes, de modo que, após 30 dias, restará muito pouco (ou nada) do que aprendeu. A solução, neste caso, será assistir novamente a aula sobre SFN como se fosse a primeira vez (novamente, não sei nada sobre SFN). Esse processo de perda de informação é normal, apesar de variar sua intensidade de acordo com características pessoais e com as circunstâncias em que a informação foi adquirida (você não estava muito disposto naquele dia ou o professor não estava muito inspirado para ensinar).
A boa notícia é que métodos de revisão de conteúdos podem nos ajudar reter a informação por mais tempo, sem a necessidade de assistir a aula novamente. Quando fazemos revisões, ajudamos nosso cérebro a criar novos códigos de memória. Será mais fácil lembrar que o principal órgão normativo do SFN é o Conselho Monetário Nacional se você discutir com seus colegas sobre essa questão no final do dia, após a aula. Se, no dia seguinte, pesquisar na internet sobre a estrutura e composição do SFN, reterá mais informação ainda. Se, no terceiro dia, assistir a uma reportagem falando sobre o Ministro de Estado da Fazenda e o Ministro de Estado do Planejamento, é provável que jamais se esqueça do tema. Você gerou códigos diferentes para lembrar de um mesmo assunto e isso facilita bastante o aprendizado, minimizando os efeitos de perda de memória representados pela curva do esquecimento.
Na prática, a cada revisão que você realiza, você interrompe o decaimento da curva, levando-a ao ponto máximo de 100% de conhecimento novamente. Como o decaimento é exponencial, isto é, a perda maior ocorre logo nas primeiras 24 horas após o aprendizado, é fundamental que você dedique parte do seu tempo para revisar o conteúdo nesse período. A partir do terceiro (e quanto mais distante você estiver do dia da aula inicial), o tempo necessário para revisar o conteúdo e garantir a sua retenção na memória será cada vez menor, conforme sugere a Figura 2.
Separei no final do artigo algumas referências na internet para quem quiser entender um pouco melhor sobre a curva do esquecimento e técnicas de memorização. Esse assunto também será tema de uma aula de coaching avançado do Agora EAD (você pode adquiri-la clicando aqui).
Bons estudos a todos!
Grande abraço e até a semana que vem!
Referências:
- Livro Mentes Geniais, de Alberto Dell’isola – Editora Universo dos Livros (disponível nas melhores livrarias do país);
- Site de Alberto Dell’isola http://www.supermemoria.com.br/;
- Curso gratuito de técnicas de memorização de Alberto Dell’isola disponível no JurisWay http://www.jurisway.org.br/v2/cursosentrar.asp?id_curso=1201;
- Digite “forgetting curve” no Google.
https://agoraead.wordpress.com/2015/10/06/conhecimentos-bancarios-curva-do-esquecimento-prof-lucas-ruano/
https://agoraead.wordpress.com/feed/
Powered by WPeMatico