Prefeitura de Porto Alegre (RS) abre inscrições para Guarda Municipal (nível médio). Veja informações.
As inscrições para o concurso da Prefeitura Municipal de Porto Alegre (RS) para o cargo de Guarda Municipal abrem nesta desta terça-feira, 22 de setembro, a partir das 9h e encerram-se às 23h59 do dia 9 de outubro, e deverão ser feitas somente via Internet, pelo endereço oficial do Município de Porto Alegre.
Na semana que passou, a Secretaria Municipal de Administração (SMA) divulgou 18/9, do Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa), o edital 103, referente ao Concurso Público para o cargo de Guarda Municipal. O requisito básico é possuir ensino médio completo e Carteira Nacional de Habilitação, categoria “B”. A remuneração básica é de R$ 1.625,00. São ofertadas 10 (dez) vagas.
O documento torna pública a realização do concurso para provimento efetivo do cargo Guarda Municipal, de seu quadro de pessoal das administrações direta, autárquica e fundacional e para formação de cadastro reserva. O concurso será realizado diretamente pela Coordenação de Seleção e Ingresso da Secretaria Municipal de Administração, sendo a comissão examinadora composta por servidores efetivos do município.
Para mais informações acesse o Edital103 ou a edição do Dopa desta sexta-feira.
Confira abaixo os conteúdos programáticos da prova a ser aplicada.
PMPA-RS 2015 – GUARDA MUNICIPAL – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
LÍNGUA PORTUGUESA
ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO: Compreensão global do texto. Estrutura do texto e dos parágrafos. Ideias principais e secundárias. Elementos de coesão. Inferências. Efeitos de sentido. VOCABULÁRIO: Significados de palavras e expressões no texto. Substituições de palavras e de expressões no texto. Estrutura e formação de palavras. Denotação e conotação. ASPECTOS LINGUISTICOS: Ortografia: emprego de letras. Fonética: relações entre fonemas e letras; classificação dos fonemas; encontros consonantais e vocálicos; dígrafos. Acentuação gráfica. Emprego e flexão das classes gramaticais. Relações morfossintáticas. Vozes verbais. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal.
MATEMÁTICA/ RACIOCÍNIO LÓGICO
MATEMÁTICA: Conjuntos numéricos: números inteiros, racionais e reais. Sistema legal de medidas. Razões e proporções: regras de três simples e compostas; porcentagens. Equações de 1º e de 2º graus. Sistemas lineares. Matemática financeira: juros simples e compostos. Princípios de contagem. Progressões aritméticas e geométricas. Geometria plana: polígonos, perímetros e áreas. Geometria espacial: áreas e volumes de sólidos. Noções de Estatística: interpretação de gráficos e tabelas. RACIOCÍNIO LÓGICO: Estruturas lógicas. Lógica de argumentação: analogias, inferências, deduções e conclusões. Lógica sentencial (ou proposicional). Proposições simples e compostas. Tabelas-verdade. Equivalências. Diagramas lógicos. Princípios de contagem e probabilidade. Operações com conjuntos. Raciocínio lógico envolvendo problemas aritméticos e geométricos.
LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA
CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL: Dos Princípios Fundamentais (1º a 4º); Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos (Art. 5º); Dos Direitos Sociais (Art. 6º A 8º); Da Organização Político-Administrativa do Estado (Arts. 18 e 19); Dos Municípios (Arts. 29 a 31); Da Administração Pública (Arts. 37 a 41); e Da Segurança Pública (art. 144).
CÓDIGO PENAL: Das Lesões Corporais (Art. 129); Dos Crimes Contra o Patrimônio (Arts. 155 a 160); Do Dano (arts. 163 a 167); Dos Crimes Contra a Segurança dos Meios de Comunicação e Transporte e Outros Serviços Públicos (Arts. 260 a 266); Dos Crimes Contra a Administração Pública (Arts. 312 a 337-A).
LEI FEDERAL N. 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990 (ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE)
LEI FEDERAL N. 10.826, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2003, QUE DISPÕE SOBRE REGISTRO, POSSE E COMERCIALIZAÇÃO DE ARMAS DE FOGO E MUNIÇÃO, SOBRE O SISTEMA NACIONAL DE ARMAS – SINARM, DEFINE CRIMES E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
DECRETO FEDERAL N. 5.123, DE 1º DE JULHO DE 2004, QUE REGULAMENTA A LEI FEDERAL N. 10.826/ 2003.
LEI FEDERAL N. 13.022, DE 08 DE AGOSTO DE 2014 (ESTATUTO GERAL DAS GUARDAS MUNICIPAIS).
LEI ORGÂNICA DO MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE
LEI COMPLEMENTAR MUNICIPAL N. 133, DE 31 DE DEZEMBRO DE 1985 (ESTATUTO DOS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS DO MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE)
LEI MUNICIPAL N. 6.309/1988 (PLANO DE CARREIRA DOS SERVIDORES PÚBLICOS DO MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE) LEI COMPLEMENTAR MUNICIPAL N. 478/02 (REGIME PRÓPRIO DE PREVIDÊNCIA SOCIAL DOS SERVIDORES DO MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE)
DECRETO MUNICIPAL N. 15.613, DE 09 DE JULHO DE 2007, QUE APROVA O REGULAMENTO SOBRE O ARMAZENAMENTO, CONTROLE, MANUTENÇÃO, DISTRIBUIÇÃO E USO DE ARMAS DE FOGO PELOS OCUPANTES DOS CARGOS DE PROVIMENTO EFETIVO DA GUARDA MUNICIPAL.
DIREITO ADMINISTRATIVO Conceito, estrutura e organização da Administração Pública do Município. Órgãos públicos. Hierarquia administrativa. Atividade administrativa (conceito, natureza, fim e princípios básicos). Deveres do agente público (dever de agir, dever de eficiência, dever de probidade e dever de prestar contas). Responsabilidade civil do Estado (conceito, fundamento, exclusão da responsabilidade, características do dano reparável, reparação do dano e direito de regresso). Improbidade administrativa – Lei Federal n. 8.429/1992.
PRINCÍPIOS INFORMATIVOS DO DIREITO ADMINISTRATIVO Princípio da Legalidade. Princípio da Impessoalidade. Princípio da Moralidade. Princípio da Publicidade. Princípio da Finalidade. Princípio da Continuidade. Princípio da Indisponibilidade. Princípio da Autotutela. Princípio da Supremacia do Interesse Público. Princípio da Igualdade. Princípio da Eficiência. Princípio da Motivação. Princípio da Razoabilidade.
Com informações da PMPA.
https://agoraead.wordpress.com/2015/09/22/prefeitura-de-porto-alegre-rs-abre-inscricoes-para-guarda-municipal-nivel-medio-veja-informacoes/
https://agoraead.wordpress.com/feed/
Powered by WPeMatico